EMATER: Dia de Campo aborda cultura da melancia em Lagoa Alegre
02/09/2009 - 00:09:20

Dia de campo incentiva produção e difundi tecnologias para c

Samara Costa - Ascom/EMATER - (86) 3216-3856

Acontece no dia 4 de setembro o "Dia de Campo" sobre a cultura da melancia que será em Lagoa Alegre - PI. O evento começa às 8 horas da manhã na Comunidade Salobro e tem como principal objetivo difundir tecnologias para produção de melancia.

O acontecimento é uma realização do EMATER-PI (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Alegre.

A propriedade Salobro tem a área de plantio de melancia de um hectare, poço tubular com vazão de 9000 litros por hora, irrigação por gotejamento e a data de plantio foi 1º de julho de 2009, sendo que a previsão para a colheita é dia 5 desse mês.

O Coordenador da Regional Teresina do EMATER - PI e organizador do Dia de Campo, Ulisses Filho, disse que o local foi escolhido para a realização do evento pelo fato de o agricultor e proprietário da área de plantio, senhor Antônio José, ter seguido de forma correta as orientações do técnico do EMATER, obtendo êxito no cultivo da melancia. "O exemplo dessa plantação deve ser mostrado para que as demais localidades vejam e se espelhem", falou Ulisses.

Ulisses ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pelo técnico da localidade de Lagoa Alegre, o senhor Chico Alves, que vem tendo seu trabalho reconhecido através de premiações diversas. "O Chico Alves é um técnico excelente e é o mais premiado do EMATER e conseguiu acompanhar o agricultor de Salobro para que ele pudesse desenvolver um bom trabalho", ressaltou.

A produtividade esperada do plantio de melancia da propriedade Salobro é de 30 toneladas, o tipo de solo é arenoso argiloso e a irrigação é feita diariamente por uma hora.  As despesas realizadas com o plantio foi de R$ 3.104 reais. A produção esperada de 30.000 quilos será vendida diretamente ao Estado por 0,35 centavos o quilo o que resulta em 10.500 reais. A renda líquida, então, gira em torno de 7.396 reais.

Confira programação do Dia de Campo sobre melancia:

Recepção - Inscrição dos participantes

1ª Estação:

Preparo do solo, espaçamentos, coveamento, adubação de fundação, plantio.

2ª Estação:

Manejo da cultura, tratos culturais, fitossanitário, capina, desbaste, adubação de cobertura, manejo de pragas e doenças.

3ª Estação:

Irrigação, método utilizado na área, outros métodos de irrigação que se adequam à exploração da cultura da melancia.

4ª Estação:

Comercialização, análise financeira.

5ª Estação:

Importância da melancia na alimentação humana.

Fruto tem grande valor nutricional

A Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. A melancia é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Cem gramas de melancia fornecem 22 calorias. Além disso, tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água).

A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho variável entre 25 e 75 cm. Tem casca lisa, lustrosa, verde-clara, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento. Sua polpa é vermelha, com muitas sementes, achatada e preta.

Cada 100 gramas de melancia contêm:

Calorias - 31kcal

Proteínas - 0,5g