Dia de Campo mobiliza agricultores em Lagoa Alegre
07/09/2009 - 00:20:23

Dia de Campo sobre a melancia movimenta agricultores de Lago
Por Christianne Melo

O Dia de Campo dedicado ao cultivo da melancia mobilizou centenas de agricultores, gestores municipais, representantes de entidades financeiras, comerciantes e alunos de Lagoa Alegre e municípios vizinhos. O evento, realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Alegre, levou aos participantes informações sobre diversas etapas do cultivo da fruta como irrigação, plantio, cuidados com o solo, beneficiamento da melancia, comercialização, etc.
De acordo com Everardo Moraes, um dos coordenadores do evento, o dia de campo é uma atividade do EMATER com o objetivo de mostrar à sociedade as experiências que estão dando certo na região.
“É um momento de participação. Aqui, estamos fazendo duas coisas: a primeira é mostrando para a população do entorno que a agricultura familiar dá certo, que é capaz de ter resultados muito positivos. A segunda, é mostrar como isso é possível, culminando na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explica Laura Emília de Carvalho, diretora de Educação e Extensão do EMATER.
Para a Prefeita Municipal, Gesimar Neves , a experiência foi positiva. “Estamos apenas começando. O objetivo é estender essa experiência a outros tipos de cultivos, sempre contando com o apoio do EMATER”.
O coordenador do EMATER da regional de Teresina, Ulisses Filho, destacou o trabalho em equipe entre o Instituto, a prefeitura e o sindicato dos trabalhadores rurais local. “Boa parte do sucesso está no trabalho local, tanto do técnico do EMATER como na parceria com a Prefeitura e o sindicato”, ressaltou o coordenador.
O Dia de Campo foi realizado na propriedade Salobro, do agricultor Antônio José de Oliveira. A produtividade esperada do plantio de melancia na propriedade é de 30 toneladas. Segundo o agricultor, o tipo de solo da propriedade é arenoso argiloso e a irrigação é feita diariamente por uma hora.  As despesas realizadas com o plantio foram de R$ 3.104 reais. A produção esperada de 30.000 quilos será vendida diretamente ao Estado, através do programa de Compra Direta, por 0,35 centavos o quilo o que resulta em 10.500 reais, rendendo ao agricultor uma renda líquida em torno de R$ 7 Mil Reais. “Eu tenho o apoio do técnico do EMATER aqui na propriedade. Toda semana ele vem e tem me ajudado bastante na produção. Eu só tenho a agradecer”, afirmou o agricultor Antônio José, dono da propriedade.