EMATER-PI realiza eventos em todo o Piauí em Setembro

Capacitação agricultura
Por Jadson Osório
Ascom/EMATER 3126-3856

Neste mês de setembro o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI) realiza uma série de projetos e capacitações em todo o estado. Ente os dias 8 e  15, nos municípios de São Raimundo Nonato e São João do Piauí, ambos no sul do estado, acontece o projeto “ATER no Quilombo”. O projeto tem o intuito de desenvolver de maneira sustentável comunidades quilombolas espalhadas por todo o território piauiense.
Na região de  Oeiras, teve início ontem (08), o curso de processamento do pedúnculo do caju com ênfase na produção de cajuína, doces e utilização da fibra do caju na culinária. O objetivo do curso é agregar valor a produção da agricultura familiar através do processamento da polpa da fruta, gerando com isso novas alternativas no incremento da renda de famílias agricultoras e estimular o empreendedorismo. O curso é uma parceria entre o EMATER, a EMBRAPA, a paróquia e a Prefeitura de Oeiras.
Em Teresina, o EMATER-PI promove de 21 a 25, cursos de metodologia participativa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) Os cursos serão ministrados no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar (CENTAF) e devem contar com a participação de instrutores do EMATER de Minas Gerais, além de representantes das 17 regionais do EMATER-PI.
Neste mesmo período, 22 a 25, será realizado na Praça Pedro II, centro de Teresina, a VI Feira Piauiense de Produtos da Reforma Agrária e Comunidades Quilombolas - FERAPI. O evento é uma realização do EMATER-PI em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado do Piauí e demais órgãos empenhados na luta das comunidades quilombolas.
Para realização da VI FERAPI, o EMATER contribui financeiramente com R$ 84.500 reais. O dinheiro servirá para a compra de materiais didáticos para oficinas, confecção de camisetas e bonés do evento, alimentação dos feirantes, propaganda e pagamento de conferencistas.
A FERAPI tem como tema desta 6ª edição “Reforma Agrária, Meio Ambiente e Modos de Vida”. Para o evento estão sendo programadas palestras com conferencistas de todo o Brasil, oficinas e stands temáticos. Este ano o EMATER abordará as comunidades quilombolas e a agricultura familiar, além de degustação de produtos derivados do caju.