Emater capacita agricultores para processamento e experiência de comercialização do caju
11/09/2009 - 00:11:49

caju

Por Sarah Fontenelle

Para atender à demanda de comunidades da região de Oeiras, no Sul do Estado, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) está promovendo ciclo de seis cursos,sendo que o primeiro encerra amanhã (12). São cursos de processamento do pedúnculo do caju para agricultores familiares, em parceria com a Prefeitura Municipal do município e a Paróquia local.

Os primeiros cursos acontecem desde o dia 8 deste mês nas comunidades Macambira e Faveira do Horácio no município de Oeiras. Mais cursos acontecerão ainda, entre os dias 21 e 24, nas comunidades de Curral Velho, Buriti do Rei também na microrregião de Oeiras, na Vila Paulino no município de São João da Varjota e na comunidade de Puçás no município de Colônia do Piauí.

Estes cursos atendem uma média de 18 agricultores em cada uma das comunidades e tem como objetivo agregar valor à produção local e estimular o empreendedorismo rural no aproveitamento do pedúnculo do caju (parte comestível in natura). Assim, os cursos visam não apenas ensinar técnicas para a produção como também dar a possibilidade de comercialização.

É interessante destacar que o Piauí tem grande potencial para produção do caju, com cerca de 190 mil hectares de plantação de cajueiro e dessa produção havia uma perda muito grande do fruto por conta da grande ênfase que se dava a exploração da castanha. “Por isso o Emater vem fazendo este tipo de ação que visa o processamento do pedúnculo do caju que tinha seu grande potencial desperdiçado, para gerar emprego e renda local. O fato da cajucultura gerar uma identidade muito grande com a agricultura familiar faz com que o Emater tenha maior estímulo para o desenvolvimento desse trabalho”, diz o articulador da Rede Temática da Agroindústria, Milton Paula.

Para aliar prática de produção a experiência de venda, no encerramento de cada curso haverá exposição e degustação dos produtos feitos durante a capacitação. Cajuína, doces em calda e cristalizados e geleias serão expostos nas próprias comunidades. Ainda no município de Oeiras, no próximo dia 26 acontecerá um exposição-feira, que irá reunir todos os agricultores das comunidades que participaram do ciclo de capacitação. O evento será realizado na Paróquia Sagrada Família no auditório do Encontro de Casais com Cristo, por ocasião do encerramento do Congresso de Lavradores e Jovens da Roça.