INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER-PI destaca a produção piauiense no CajuFestmel
15/09/2009 - 00:11:12  
  
Twitter 
Google+ 

Sarah Fontenelle / Ascom – EMATER-PI (86) 3216-3856

Para dar visibilidade ao potencial da produção de caju e mel da região, o município de Picos, localizado a 330 km Teresina, sediará a partir de 1° de outubro, o CajuFestmel. O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI), como instituição que tem contribuído com a agricultura familiar dando especial atenção ao beneficiamento do caju, irá participar do evento. O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Picos, com participação do Governo do Estado e das instituições ligadas ao setor de Agricultura.

Os técnicos do EMATER ministrarão oficinas com cerca de 100 agricultores familiares de cinco comunidades rurais, na semana que antecede o festival, entre os dias 21 a 25 de setembro. As oficinas terão foco na produção de cajuína e no aproveitamento do pedúnculo do caju para a produção de doces, geléias e pratos salgados.
Os agricultores familiares ainda terão a oportunidade de comercializar a produção feita durante as oficinas no estande do EMATER no festival, onde haverá exposição, degustação e comercialização. Assim, uma é forma de facilitar a divulgação do que é produzido no Piauí e de gerar renda para os agricultores.

Valorizando a importância do Caju

Para o Engenheiro Agrônomo Everardo Morais do EMATER, o instituto, ciente da importância da cultura do caju do ponto de vista socioeconômico e visto que se trata de uma cultura que se adaptou muito bem ao solo e ao clima piauiense, viu uma grande oportunidade de aproveitar este potencial para melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar para gerar emprego e renda.

Além disso, trata-se de uma fruta com 100% de aproveitamento, sendo utilizado tanto na alimentação humana, quanto na alimentação animal, para fazer ração. É válido lembrar que os produtos provindos do caju e da castanha, beneficiados ou in natura, tem aparecido mais na mesa das famílias piauienses, como é o caso da cajuína.

“E um ponto importante que quase ninguém lembra é que, quando você planta um pé de caju se está reflorestando em áreas onde até então não tinha árvores, principalmente no semi-árido piauiense”, diz o Engenheiro Agrônomo do EMATER. 

No estande do EMATER também haverá exposição da produção de apicultura a que o instituto promove assistência técnica, além disso, o mel vai ser utilizado mesclado aos produtos feitos com o caju. Durante todo o festival o estande do EMATER vai proporcionar aos visitantes folderes e cartilhas com informações técnicas para plantação, processamento e culinária do caju.

 

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64