INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Guedes encerra Curso de Capacitação promovido pelo EMATER-PI
18/09/2009 - 00:21:38  
  
Twitter 
Google+ 
Guedes cumprimenta técnicos do Emater

Por Astrid Lages

Na manhã dessa sexta-feira (18), Francisco Guedes, diretor geral do EMATER-PI, participou do encerramento dos cursos de capacitação de GPS (Global Positioning System) e uso do receptor de navegação e Comercialização da Agricultura Familiar com foco na alimentação escolar, ambos voltados para a capacitação dos Técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí -EMATER-PI, que foram realizados no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar (CENTAF)

Ao se referir ao curso na área de alimentação escolar, Guedes ressaltou a importância da inclusão da agricultura familiar no processo de desenvolvimento social. Ele lembra que participou da elaboração da lei 11.947 de 16 de junho deste ano. A lei obriga ter no mínimo 30% da alimentação escolar proveniente da agricultura familiar, com recursos assegurados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).  “Na época nos reunimos com todas as partes interessadas para discutirmos e debatermos sobre o que seria a lei, na prática”, lembra Guedes ressaltando que é preciso que a lei seja aplicada, mas que, no entanto, é preciso dar instruções para que isso aconteça.

Técnicos capacitados se transformam em multiplicadores

“A melhor maneira de multiplicar um resultado é mostrar um bom exemplo” comenta Francisco Guedes ao orientar os técnicos que concluem os cursos a exercerem a função de multiplicadores. O diretor geral do EMATER lembra que, se cada região mostrar um bom exemplo o processo de multiplicação está sendo efetivados naturalmente. “Busquem conquistar os gestores de suas regiões”, complementa.

Guedes afirma que a inclusão da agricultura familiar na merenda escolar foi um grande avanço e funcionará como mais um fator de desenvolvimento da agricultura familiar, sobretudo dos pequenos produtores, e ainda, dos municípios nos quais eles produzem. “Quebramos a lei de licitação para beneficiar o pequeno produtor rural” explica. Francisco Guedes .Ele se refere que, antes da lei, apenas empresas dotadas de CNPJ, dentre outros documentos poderiam fornecer merenda escolar sendo que, agora, os assentamentos da Reforma Agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas estarão inseridas nesse contexto.

EMATER promove incentivo e melhora qualidade do trabalho dos técnicos

“Antes eu sabia 10 por cento, hoje saio daqui com 90 por cento de conhecimento, já que aprendi a traçar rota, marcar o ponto na área de plantio, dentre outras funções do GPS”, comenta o participante do curso de GPS que foi oferecido a 25 extensionistas das 17 regionais atendidas pelo EMATER-PI, o extensionista Roberto Arraes, do município de Paulistana.

“Estamos buscando condições para melhorar a vida das pessoas, especialmente dos técnicos”, conclui o diretor do EMATER ao se referir aos cursos promovidos pelo instituto, além das melhorias nos últimos anos, inclusive salariais.

Cursos de capacitação como esses e centenas de outros promovidos pelo EMATER-PI estão se transformando em referencial em todo o Estado, já que os técnicos do Instituto, motivados e comprometidos com o ideal de melhorar a vida dentro da realidade da agricultura familiar, estão cada vez mais preparados para exercer o papel de multiplicadores.

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64