INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Indústria Caseira Rural do EMATER dá suporte tecnológico para técnicos e Agricultores Familiares
24/09/2009 - 00:13:00  
  
Twitter 
Google+ 

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI) mantém Indústria Caseira Rural, com o intuito de dar suporte tecnológico nos cursos de capacitação. A indústria funciona no Centro de Treinamento da Agricultura Familiar (CENTAF) do EMATER-PI e tem servido tanto para dar esse apoio tecnológico estrutural, como também para orientações técnicas através dos extensionistas do EMATER que estão sempre passando as informações necessárias e recebendo Agricultores Familiares, alunos de escolas Agrícolas do interior e ainda os órgãos do Estado quando precisam do estabelecimento.

Trata-se de uma micro-indústria para produtos agroindustriais que possui equipamentos fixos, como polparia, conservador para polpas de frutas, filtros para cajuína, engarrafadores, máquinas para preparação de massas, máquinas para assepsia dos produtos, sempre atendendo as exigências de higiene - tendo em vista as Boas Práticas de Fabricação (BPF) - dentre outros equipamentos. Sendo válido lembrar que há uma especial atenção para os produtos provenientes do caju, com estrutura completa para produção de cajuína.

A indústria tem capacidade para atender cerca de 20 pessoas simultaneamente, quando acontecem cursos.  As principais atividades recorrentes são relativas às áreas de doceria (doces em caldas, cristalizados), fabricação de medicamentos alternativos, desfiletamento de peixe ( tirar as espinhas), conservação de polpas de frutas, cajuína e higiene e limpeza.

 “Fazemos também experiências de novos produtos como extrato para remédios, essências e licores. Atualmente fizemos uma experiência de licor de caju que ficou ótimo e atendia perfeitamente aos padrões de prazos de validade e higienização”, diz a Extensionista Social do EMATER-PI, Luciana Ferreira da Silva. Luciana acrescenta que o local possui uma plantação de ervas medicinais para amostragens e experimentações.

Segundo a Extensionista,o Centro de Treinamento do Emater, está sempre aberto para os agricultores que desejam tirar dúvidas de alimentação e tecnologias, pelo fato de sempre haver uma tecnologia nova e uma nova cultura em potencial, como é o caso da graviola, cultura emergente no Piauí. Acrescentando que os Agricultores Familiares entram em contato para saber dicas como as culturas e produtos mais rentáveis.

Para o Diretor Geral do Emater, Francisco Guedes, a indústria de alimentos do Emater, como uma unidade demonstrativa é importante para mostrar a agregação do valor dos produtos da Agricultura Familiar para gerar emprego e renda, especialmente para os jovens.

Por Sarah Fontenelle - estagiária

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64