INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater participa do desenvolvimento de variedade crioula de feijão-caupi
29/09/2009 - 00:09:25  
  
Twitter 
Google+ 
Feijao-caupi: variedade crioula desenvolvida pelo Emater


O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, em parceria com a Embrapa - Meio Norte está participando dos estudos para lançamento de uma variedade de semente crioula ou tradicional de feijão-caupi indicada para o plantio no Piauí. O registro desta semente no Ministério da Agricultura proporcionará aos produtores, o direito de optar pelo PROAGRO (seguro safra), por ocasião do custeio agrícola.

 

Segundo José Tadeu Oliveira, gerente de culturas do feijão-caupi do Emater-PI, para diminuir as perdas do produtor são feitos estudos de clima, solo e precipitações para que depois sejam classificadas as melhores sementes para plantio, por isso a importância do zoneamento para cada região.

 

Os produtores de feijão podem se dirigir às entidades que custeiam o plantio agrícola e saberem quais as variedades indicadas dentro do zoneamento agrícola (safra 2009/2010), lançado pelo Governo Federal, através da Portaria 203 de 28 de Agosto, para ter direito à indenização agrícola caso ocorram perdas na sua plantação.

 

O produtor que não planta com variedades de sementes que estejam dentro do zoneamento agrícola pode ter acesso ao custeio através de créditos para seu plantio, mas não terá direito ao PROAGRO (Seguro Safra), que é um programa do Ministério da Agricultura criado para atender as agricultoras e os agricultores em caso de perdas agrícolas.

 

“O governo brasileiro tem um programa na área de biofortificação dos alimentos para que os pequenos produtores possam se alimentar com maior qualidade. Dentro desse programa, o Emater participou do lançamento da variedade de feijão-caupi BRS Xiquexique, que contém mais ferro e zinco que as demais sementes”, afirmou José Tadeu Oliveira.

 

Informações adicionais sobre feijão no Piauí:

Para comercialização de sementes: escritório de negócios da EMBREPA em Petrolina (87) 3862-2626 / 2839 / 2845, APSEM (Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas)

Produção de feijão no Piauí – fonte IBGE

Microrregiões mais produtoras:

·Alto Médio Canindé com 13.007 toneladas em 39 municípios

· Baixo Parnaíba Piauiense com 1.700 toneladas em 18 municípios

Município maior produtor: Bom Jesus com 4.083 toneladas

Produção Safra 2008/2009: 62.888 toneladas

 

Por Samara Costa

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64