INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater participa de festival na terra do caju e do mel
29/09/2009 - 00:13:09  
  
Twitter 
Google+ 
Estande do mel na feira da agricultura familiar em Brasília

 

 

Por Sarah Fontenelle - estagiária

 

Cajufestmel tem início nesta nesta quinta-feira (01) no município de Picos, sul do Estado e o Emater-Pi (Instituto de Assistência Técnica e Extensão do Rural do Piauí) participa com a realização de oficinas com agricultores familiares, palestras e estande para demonstração de seus trabalhos e distribuição de cartilhas técnico-educativas.

 

Dentro da programação do festival, o Diretor Geral do Emater-Pi, Francisco Guedes irá contribuir com a parte informativa do festival ministrando palestras sobre assistência técnica para a apicultura e cajucultura, assim como a inclusão do mel e do caju na merenda escolar.

 

“O Emater-pi como o órgão que presta assistência técnica agricultura familiar, se preocupa com a inclusão destes produtos como forma preponderante de desenvolver o estado do Piauí. Sendo o caju e o mel elementos fundamentais, pois são produtos que aproveitam o potencial do semi-árido, ocupando mão-de-obra familiar para emprego e renda e além de tudo são atividades importantes para a conservação ambiental do Piauí” diz Guedes.

 

Mel na Merenda Escolar

 

Os produtos provenientes do caju e do mel podem ser incluídos na dieta alimentar das escolas em sua quase totalidade. Aproveitando assim, o potencial da agricultura familiar para uma alimentação saudável de crianças e adolescentes das escolas públicas.

 

Segundo Guedes, espera-se que, com a aprovação da lei 11.947 de 16 de junho deste ano - que obriga ter no mínimo 30% da alimentação escolar oriunda da agricultura familiar – produtos da cadeia produtiva do mel e do caju possam se destacar cada vez mais.

 

O enfoque dado a cajucultura e a apicultura encontra motivos sólidos, já que com o mel o Piauí ocupa o primeiro da produção do Nordeste e na produção do caju só perde para p Ceará em nível nacional. A escolha da cidade de Picos para sediar o festival, encontra suas razões no fato da cidade ser o maior produtor do Estado na área.

 

Participação antecipada

 

O Emater-Pi iniciou sua participação no festival ainda na semana passada quando ministrou oficinas para 100 agricultores familiares de 5 comunidades da zona rural de Picos. As oficinas tinham foco na produção de cajuína e no aproveitamento do pedúnculo do caju para a produção de doces, geléias e pratos salgados, utilizando o mel mesclado aos produtos do caju. A idéia é que os agricultores familiares durante o festival exponham e comercializem os produtos confeccionados durante as oficinas, tendo assim além da experiência de produção, com informações técnicas, a experiência de venda.

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64