INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Cajufestmel tem início com boas perspectivas de negócios
02/10/2009 - 00:11:41  
  
Twitter 
Google+ 
Negócios

 

O governador Wellington Dias e o vice-governador Wilson Martins, acompanhados de comitiva oficial, abriram, oficialmente, nessa quinta-feira (1º), o Cajufestmel – Festival de Negócios Associados ao Caju e Mel do Piauí. O evento está sendo realizado em Picos e reúne produtores, autoridades, técnicos, pesquisadores e empresas ligadas às duas cadeias econômicas hoje consideradas importantes às exportações do Estado, geração de emprego e renda e inclusão social.

Wellington Dias destacou a importância da realização do Cajufestmel para a população de Picos. “No caso de um evento como este se observa que, após a festa, a população de Picos e região vai estar com a autoestima mais elevada, o produtor do mel e caju vai estar mais preparado pela troca de experiências, pelas oficinas, pelas qualificações que aqui são feitas, pelos negócios que aqui são realizados”, declarou. “Ele vai ter mais orgulho de ser produtor de mel e caju.”

Acompanhado da secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, parlamentares e secretários, o governador percorreu os estandes localizados na Avenida Severo Eulálio, local do Cajufestmel, e conversou com a população e expositores. “Aqui, eu já vi gente de São Paulo, Mato Grosso, Pernambuco, do Ceará, ou seja, é um evento para o Brasil e cada vez mais será um evento consolidado, ajudando, em minha opinião, a consolidar o negócio”, acrescentou.

Boas vindas

O prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, deu as boas vindas ao governador e sua comitiva e também comemorou o sucesso do evento, ressaltando o aspecto de Picos ter a maior e melhor produção de mel do Brasil, bem como uma grande produção de caju. Wellington Dias destacou a pujança dos dois arranjos econômicos. “O Piauí é hoje a maior área plantada de caju, com aproximadamente 300 mil hectares”, informou.

“Os dados apontam o Piauí como o segundo maior produtor, próximo do Ceará”, acrescentou o governador. “Acho que vamos ultrapassar até 2010, 2011 o Estado do Ceará e nos consolidar como o maior produtor”, previu. Wellington Dias também está incentivando um maior aproveitamento da polpa de caju, hoje, transformada em pratos variados – doces, bolos, tortas e salgadinhos com sabor semelhante à carne de frango ou de gado.

Em relação ao mel, o governador destacou o fato dos piauienses serem os maiores produtores de mel. “O nosso mel hoje é um mel orgânico. Ele tem um espaço garantido em qualquer mercado do mundo.” Segundo Wellington Dias, a apicultura atualmente proporciona emprego e renda para cerca de 100 mil famílias no Estado. “Esse festival ajuda a fazer com que pessoas descubram o negócio.”

Exportações

Em relação às exportações de mel o governador fez questão de lembrar a importância deste aspecto para a cadeia econômica apícola. “Ganhamos o mercado dos Estados Unidos, da América do Norte, Europeu, e o mercado brasileiro. Hoje, já é famoso o mel do Piauí e basta olhar a pauta de exportações: o mel já é o terceiro, quarto maior produto em nossa pauta. Sem nenhuma dúvida, tem todo o apoio do Governo do Estado.”

por Sérgio Fontenelle

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64