Diretor geral do emater participa da abertura do Cajufestmel
02/10/2009 - 00:12:50

O diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), Francisco Guedes, participou na noite dessa quinta-feira (1°) da solenidade de abertura do Cajufestmel, no município de Picos, a 320 quilômetros de Teresina. O evento foi muito prestigiado e contou com as presenças do governador Wellington Dias; vice-governador Wilson Martins; secretária da Seid (Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência), Rejane Dias; prefeito de Picos, Gil Paraibano; além de deputados, secretários de Estado, prefeitos e autoridades da região.

O Emater participa desta edição do Cajufestmel, evento que no primeiro dia de acontecimento já marcou por promover o fortalecimento do associativismo e técnicas de manejo das culturas do caju e do mel, com a realização de oficinas com agricultores familiares, palestras e estande para demonstração de seus trabalhos e distribuição de cartilhas técnico-educativas.

Na parte técnica e informativa, o diretor geral do Emater foi convidado a proferir palestra na tarde desta sexta-feira (2), com o tema Assistência Técnica para a Apicultura e Cajucultura. No sábado (3) participa de debate sobre a inclusão do mel e do caju na merenda escolar.

A importância do caju e do mel na merenda escolar

Segundo Francisco Guedes, o caju e o mel são elementos fundamentais, pois são produtos que aproveitam o potencial do Semiárido, ocupando mão-de-obra familiar para emprego e renda. “Com a aprovação da lei 11.947 de 16 de junho deste ano - que obriga ter no mínimo 30% da alimentação escolar oriunda da agricultura familiar, esperamos que produtos da cadeia produtiva do mel e do caju possam se destacar cada vez mais” , comenta.

O Emater-PI iniciou sua participação no festival ainda na semana passada quando ministrou oficinas para 100 agricultores familiares de 5 comunidades da zona rural de Picos. As oficinas tinham foco na produção de cajuína e no aproveitamento do pedúnculo do caju para a produção de doces, geleias e pratos salgados, utilizando o mel mesclado aos produtos do caju. A ideia é que os agricultores familiares durante o festival exponham e comercializem os produtos confeccionados durante as oficinas, tendo assim, além da experiência de produção, com informações técnicas, a experiência de venda.

Dentro da programação do estande do Emater no Cajufestmel será oferecida, na noite desta sexta – feira (2) uma degustação de produtos à base de caju. Creme de caju, pasteis, coxinhas, bolos e doces estarão no cardápio que será oferecido aos visitantes do espaço do Instituto no Cajufestmel.