EMATER-PI lança Rede Estadual de Metodologias Participativas
05/10/2009 - 00:11:12

Foto: Jadson Osório

Por Jadoson Osório - Estagiário

Durante encerramento de cursos na área de metodologias participativas para capacitação de 64 técnicos, na última sexta (2) o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI lançou a Rede Estadual de Metodologias Participativas. A iniciativa é desempenhada pelo MDA  (Ministério do Desenvolvimento Agrário) - através dos Emateres e tem objetivo de divulgar e promover intercâmbios de experiências exitosas com agricultores familiares.

Da rede, participam extensionistas do Emater capacitados em cursos de metodologias participativas de Assistência Técnica e Extensão Rural - Ater. Inicialmente só o Emater está habilitado a desenvolver projetos na área, depois serão acionadas outras instituições de Ater.

Segundo o engenheiro agrônomo do Emater, Orlando Costa, articulador estadual da Rede Estadual de Metodologias Participativas, com o aprendizado no uso das metodologias participativas é possível realizar maior integração e entre extensionistas e agricultores familiares. ”Estas metodologias levam em consideração os beneficiários da ação, os agricultores, como protagonistas na construção de sua história, na definição de seus projetos e no resgate de sua cidadania”, completa.

Experiências Significativas proporcionam integração

“Considero que o Emater - PI, enquanto entidade de Ater vem realizando experiências significativas de reconstrução do serviço de metodologia participativas, necessários para a construção de processos participativos adequados a realidade da agricultura familiar no estado”, diz Maria Auxiliadora, mestre em extensão rural e encarregada de ministrar os cursos. Ela é mestre em extensão rural e coordenadora técnica de metodologias de extensão rural do Emater-Mg.

Segundo Auxiliadora, o intercambio entre os estados do Piauí e de Minas Gerais, proporcionam a integração das entidades de Ater e a construção de uma identidade nacional em relação ao foco da extensão rural. “A experiência de intercambio vivenciada com extensionistas do Piauí é muito enriquecedora para nós. Voltamos para Minas Gerais com novos saberes, que serão agregados às nossas ações dentro do Emater-MG”, diz Maria Helena Silva, mestre em desenvolvimento e agricultura e ministrante do curso.