Emater promove campanhas de conscientização no sul do Estado
06/10/2009 - 00:11:28

O Emater-PI (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí) de Simplício Mendes desenvolve ações direcionadas para melhorar as atividades realizadas pelos produtores rurais da região. Estão sendo desenvolvidas duas campanhas de conscientização que envolve assuntos relacionados à recuperação da produtividade de plantações tradicionais referentes ao período de safra agrícola 2009/2010 e também faz referência à pesca predatória na região principalmente no período da Piracema que vai de 15 de novembro a 16 de março.

A campanha que fala da recuperação da produtividade tem o foco nas culturas regionais de milho, feijão e mandioca em todo o município de Simplício Mendes. “Algumas associações de produtores já se manifestaram e nos procuraram com intuito de fazer parte desta campanha, que é de fundamental importância aos produtores rurais e consequentemente para seus familiares”, disse o coordenador do Emater de Simplício Mendes, engenheiro agrônomo José Antônio de Almeida.

A outra campanha, que busca conscientizar ações que envolvem a recuperação, preservação e proibição do uso da pesca predatória nos reservatórios públicos da região de Simplício Mendes objetiva também a proibição em qualquer época do ano de instrumentos que sejam inadequados para a pesca, para que os peixes pequenos sejam preservados e se desenvolvam de forma correta. As barragens beneficiadas com a iniciativa são as dos Poços, Negro do Mato, Monte Santo, Barragem do Juá. A lagoa da Ipueira e açude do Deserto também são incluídos na campanha.

“Serão colocadas anualmente após o período de sangria das referidas barragens variedades de peixes como avelinos de tilápia, curimatá, tambaqui e carpa, por se adaptarem com facilidade aos açudes do nordeste, pois resistem a baixos teores de oxigênio, proliferação de algas e alta salinidade”, destacou José Antônio de Almeida.

As campanhas são necessárias devido à importância de aumento na produtividade da região e são desenvolvidas pelo Emater-PI de Simplício Mendes em parceria com a Secretaria de Agricultura do município e apoio da prefeitura.

Por Samara Costa