Golaço Social: Diretor-geral do Emater possibilita convênio com 60 municípios
09/10/2009 - 00:09:36

Governador assina convênio

Trazido ao Piauí através de iniciativa do diretor-geral do Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Francisco Guedes, o projeto “Golaço Social” culminou, em solenidade realizada no decorrer dessa semana, na assinatura de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), e  60 municípios para construção de escolinhas de futebol (Escola Zico 10). A execução do projeto será desempenhada pelas prefeituras em parceria com a ONG Esporte Mais e Secretaria Estadual de Educação e Cultura - Seduc.

O projeto é de responsabilidade do Centro de Futebol Zico (CFZ) e já é desenvolvido em vários estados. O “Golaço Social” contemplará 100 alunos de baixa renda de cada município conveniado, que tenham entre seis e 16 anos de idade e apresentem bom rendimento escolar.

Para Francisco Guedes, articulador do “Golaço Social” no Piauí, o projeto é um avanço para a política estadual de inclusão social. “Considero a assinatura deste convênio fundamental para encaminhar crianças e jovens rumo a uma educação saudável e à descoberta de novos talentos para esporte do Estado”, aposta.

“Agradecemos ao Guedes pelo apoio e incentivo, pois antes nunca havíamos firmado um convênio tão grande. Aumenta a nossa responsabilidade, mas prometemos que o trabalho realizado no estado do Piauí será um trabalho de excelência, no que diz respeito à preparação destes futuros talentos do esporte”, afirma Timóteo Gomes de Sousa, coordenador geral da ONG Esporte Mais.

Para a construção e estruturação das escolinhas de futebol (Escola Zico 10) possibilitada pela parceria entre município/Seduc/ONG Esporte mais, serão investidos de 55 mil reais em cada cidade conveniada.

Abrangência do Projeto

Atualmente já existem 200 Escolas “Zico 10” de futebol e três centros de treinamento (Rio de Janeiro, Brasília e Santa Catarina) em operação que atendem aproximadamente 20.000 jovens. Além do Piauí, essas escolas encontram-se nos estados do Amazonas, Bahia, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe.

Por Jadson Osório