Emater realiza dezenas de atividades
13/10/2009 - 00:12:14

Por Jadson Osório - estagiário ASCOM

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI desenvolve cursos em diversas áreas neste mês de outubro. Em Luzilândia e Batalha, norte do estado, entre os dias 13 e 15 de outubro acontece curso na área de ovinocaprinocultura para capacitar 15 agricultores familiares da região.

O Emater também participa da Festa da Galinha Caipira no povoado Bom Sossego, zona rural de Teresina, realizada no próximo dia 18. Durante o evento, promovido pela Associação de Desenvolvimento Agropecuário dos Pequenos Produtores do Povoado Bom Sossego, será realizada uma degustação de pratos típicos da galinha caipira.

Cursos no Centaf

O Centro de Treinamento da Agricultura Familiar (Centaf), em Teresina, recebe de 13 a 18 a Oficina de Sistematização do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar.Também no Centaf, no período de 19 a 23/10, acontecerá o curso em técnicas e manejo para atividade apícola, com participação de técnicos de 15 regionais do Emater. Na ocasião, acontece implantação das unidades demonstrativas de apicultura nas regionais de Oeiras, Valença, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

De 26 a 30/10, o Emater capacita 20 técnicos no Curso sobre Caprinos e Ovinos. O curso será ministrado por médicos veterinários do Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O objetivo é atualizar os técnicos sobre manejo produtivo, produção de leite, prevenção de doenças e alimentação de rebanhos.

Para o coordenador do curso, José Bonifácio de Moura Filho, o curso vai desenvolver o conhecimento dos produtores na criação de ovinos e caprinos. “Este curso ajuda a engrandecer e aprimorar nestes produtores, técnicas fundamentais de ovinocaprinocultora”, confia.