INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Curso de aproveitamento do caju é concluído pelo Emater
16/10/2009 - 00:17:58  
  
Twitter 
Google+ 


Por Sarah Fontenelle - estagiária
 
 
Terminou em uma festa participativa, o curso de processamento do pedúnculo do caju na comunidade Serra do Gavião, na Zona Rural de Teresina. O curso, que foi solicitado ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, pela própria comunidade é uma iniciativa de um grupo de moradores que já se articulam há cerca de cinco meses e agora podem contar com a “Fábrica de cajuína da Serra do Gavião”.


O curso capacitou 20 agricultores familiares com técnicas para o processamento do pedúnculo do caju na produção de cajuína e de culinária com pratos salgados e doces como doces, geléias, rapadurinha, empadas, tortas e outros tantos produtos que o caju possibilita criar promovendo  a socialização de técnicas em todos os momentos do processo de produção, desde momento da colheita para a escolha dos melhores frutos.


 A ministrante do curso e extensionista do Emater-PI, Maria Lúcia Dantas Nogueira, ressalta que toda a produção respeita as Boas Práticas de Fabricação (BPF) para higienização do caju anteriormente a produção. Já Antonio Soares, um dos idealizadores do grupo, diz chegar ao final do primeiro curso maravilhado com a quantidade de produtos que o caju pode proporcionar e antes era desperdiçado e ninguém sabia. Neusa Pereira da Silva reitera a afirmação de Antonio, ao dizer que antes apenas vendiam a castanha e o caju in natura, “o que dava apenas para comprar um arroz ou um feijão em um momento de aperreio”, diz Neusa.


O Diretor Geral do Emater-PI, Francisco Guedes, que participou do encerramento, aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a construção daquele momento, incluindo os extensionistas do Emater-PI, bem como ao grupo da Cáritas que estava presente incentivando os moradores desde o inicio.

Guedes também ressaltou a importância da inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar e da Lei, aprovada recentemente por pressão dos sindicatos e da união das Emateres do Brasil, que obriga ter produtos da agricultura familiar em no mínimo 30% na merenda escolar.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64