INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater se prepara para o II Festival da Uva
28/10/2009 - 00:11:51  
  
Twitter 
Google+ 
pequeno agricultor colhe uva


Por Sarah Fontenelle - estagiária/ASCOM

Com o objetivo de contribuir com segunda edição do Festival da Uva, que acontece do no Semi-árido piauiense entre os dias 3 e 5 de dezembro no município de São João do Piauí, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-pi), já prepara sua participação no evento, com cursos de capacitação e oficinas na área da fruticultura.


Através das capacitações, que serão levadas para as comunidades rurais, o Emater pretende contribuir com o festival e dar maior visibilidade a agricultura do semi-árido. Além dos cursos de capacitação, os Técnicos do Emater-PI irão ministrar palestras sobre o empreendedorismo na Agricultura Familiar.


Para desenvolver emprego e renda na região, além da uva, as capacitações serão feitas em torno dos produtos que fazem parte do pólo de fruticultura da região de São João do Piauí, como o mamão, goiaba, caju, manga, banana e umbu no intuito de estimular o beneficiamento das frutas, com aproveitamento integral, que em geral são desperdiçadas ou subaproveitadas.


As oficinas e cursos serão realizados antes e durante o festival e os produtos confeccionados serão expostos e comercializados durante as festividades com a renda revestidas para os agricultores Familiares. 


“Os agricultores já se preparam para o festival e, desde agosto estão em fase de produção. Depois de uma discussão com os agricultores familiares, foi mapeado qual melhor aproveitamento de produção da região, quais os alimentos produzir, tudo de acordo com o calendário sazonal de produção da região”, diz o Engenheiro Agrônomo do Emater, Everardo Morais.


Ainda segundo Morais, com o aproveitamento integral da fruta, a família rural participa de todo o processo de produção da fruta desde a colheita até seu beneficiamento. Assim os agricultores não irão apenas colher e vender os produtos in natura, mas sim poderão agregar valores a produção, como é caso da produção na área da culinária com sucos, geléias, polpas e outras modalidades.
Com o claro exemplo do caju, que antes tinha 90% do seu potencial desperdiçado, hoje, o Emater leva capacitação na área do Umbu – planta nativa e que, portanto, não precisa desmatar para o plantio - nas comunidades rurais, que descobriram o grande potencial da fruta, se forem beneficiadas e transformadas em polpas, iogurtes, sorvetes e outros gêneros. É valido lembrar que na primeira edição do festival, ano passado, o umbu foi surgiu como uma revelação para a região.
 
A comunidade quilombola Saco do Curtume - que fica a 4 Km de São João do Piauí -  é uma das comunidades  que receberão as oficinas deste ano no período do festival. Trata-se de um exemplo de como os agricultores familiares podem aproveitar seu potencial. Depois de capacitação do Emater-pi, no assentamento, com a safra de 15 pés de Umbu, os agricultores produziram mil quilos de polpa da fruta, gerando assim, renda para os agricultores familiares.

Para o Diretor Geral do Emater, Francisco Guedes, eventos com esse são de fundamental importância pois fortalecem as parcerias, onde todos são beneficiados. " Através das capacitações do Emater, existe um incentivo aos agricultores familiares que, além de produzirem, são estimulados a aplicarem o empreendedorismo às suas vidas", conta.


 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64