A cidade de Amarante, localizada a 170 km de Teresina, foi mais uma beneficiada com o processo de reestruturação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI. Durante solenidade ocorrida ontem, 30, às 16h, no escritório do Instituto no município, o Diretor Geral do Emater, Adalberto Pereira, fez a entrega de um veículo e um kit de informática que irão facilitar o trabalho dos técnicos junto aos agricultores familiares da região.
O escritório territorial do Emater no município foi reinaugurado em 2004 e atende, além da cidade de Amarante, aos municípios de Arraial e Francisco Aires. Os agricultores familiares da região podem contar com o trabalho de um engenheiro agrônomo, dois técnicos agrícolas, um técnico de apoio, um técnico administrativo e um extensionista social.
O Instituto vêm desenvolvendo muitas atividades na região. Um exemplo é uma unidade didática de caju com Kit de irrigação, implantada na Escola Família, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Infra-estrutura, que beneficia 20 famílias.
Trinta famílias quilombolas do Assentamento Quimbó, localizado a 20 km de Amarante, foram beneficiadas com a instalação de uma horta comunitária, fruto de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e o Emater, além de 1.240 pessoas da região, que foram assistidas, em 2005, com o projeto bolsa estiagem.
Desde a safra 2003/2004 até a de 2006/2007 foram contratados para o município 2.966 projetos do Pronaf, no valor total de R$ 5.808.039,32, nas áreas de apicultura, avicultura, galinha caipira e ovinocaprinocultura.