INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater será destaque no 1º Festival de Cajuína
30/10/2009 - 00:09:24  
  
Twitter 
Google+ 
Lançamento do 1º Festival de Cajuína

Por Astrid Lages

“A cajuína é o destaque de nossas prioridades”. A frase é do diretor geral do Emater, engenheiro agrônomo Francisco Guedes, durante a solenidade de lançamento da primeira edição do Festival de Cajuína, que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (29) no palácio de Karnak. O evento contou com a participação de diversas autoridades.
 
Além do governador Wellington Dias, estiveram presentes, o Secretário de Desenvolvimento Rural- sdr, Rubem Martins, a Presidente da Fundação Cultural do Piauí – Fundac, Sônia Terra, o coordenador de Comunicação Social do Estado - Ccom, Welinton Soares, o Presidente do SEBRAE Ulysses Morais, o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima, organizador do evento, bem como os diretores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão rural – Emater, Laura Emília Meireles e Adalberto Nascimento, dentre outros

O 1º Festival da Cajuína do Piauí  acontecerá de 25 a 27 de novembro no Complexo Cultural Praça Pedro II. Dentre as várias atividades que serão realizadas pelo Emater durante o festival , Guedes mencionou as oficinas, capacitações e tudo que for relacionado à área técnica, envolvendo além da cajuína, tudo relacionado ao aproveitamento integral do pedúnculo do caju.

“Desde 2003 temos primado pelo aproveitamento do caju que era 90% desperdiçado, já que apenas a castanha – que representa 10% era utilizada e comercializada”, explica Guedes, lembro que no início do mês de outubro, no município de Picos, região Sul do Estado, durante o I Cajufestmel, evento realizado naquele municípios foram apresentados, em um único evento, mais de 70 produtos à base de caju.

Em relação às capacitações realizadas pelo Emater, o diretor geral do Emater disse que as parcerias, realizadas através do SDR, SEBRAE, dentre outros, são de fundamental importância e que, nos últimos anos a Extensão rural tem tido um grande impulso de qualidade. “Esse é um o momento muito importante e que precisamos consolidar e dizer para o Brasil e para o mundo que somos o melhor produtor de cajuína” comemora o Secretário de Desenvolvimento rural.

Mais de quatro mil capacitações

“Trabalhamos com uma grande equipe de técnicos que capacitam diariamente agricultores familiares que, colhendo, produzindo e comercializando o produto, se transformam em empreendedores”, informa Francisco Guedes. Ele acrescenta que, desde 2004, os técnicos da agroindústria do Emater já realizaram 308 cursos de capacitação – sendo capacitadas, em média, 15 pessoas em cada – o que representa cerca de 5 mil pessoas, dentre técnicos e agricultores familiares.

Em relação aos programas que fomentam a produção de cajuína, o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima disse que os produtores rurais de hoje são vistos, inclusive pelos bancos, “como outros olhos”. “Nossa intenção é produzir com qualidade”, diz Lima reforçando que a produção da bebida genuinamente piauiense, está na ordem de 2 milhões e 900 mil garrafas por anos. “Em 2009 vamos dobrar essa quantidade e para isso nossos produtores estão se aperfeiçoando”, comemora. “Tudo isso só é possível graças às capacitações feitas com os agricultores”

Cajuína:Patrimônio do Piauí


“Esse é o primeiro de uma série de festivais que vão acontecer no Piauí”, adianta Welinton Soares, coordenador de comunicação Social do Estado. Soares afirma que além da cajuína, o caju deve ser aproveitado da castanha à polpa, citado exemplos com o licor, doces, dentre outros tantos que são produzidos a partir da fruta. “Vamos realizar uma campanha para incentivar o piauiense a consumir cajuína”, conta Soares, reforçando, ainda, que já existe uma mudança de hábito no Piauí, em relação ao consumo de cajuína, o que já pode ser notado em bares, hotéis e restaurantes.

“Um produto que gera emprego e renda além de ter um sabor inigualável”, reforça o publicitário Guaberto Sousa que apresentou na ocasião as peças publicitárias alusivas ao evento. Caco Milano, cineasta que produz filme sobre a vida do cantor Frank Aguiar apresentou ao público presente uma das passagens do filme onde Frank aparece , ainda menino, tomando cajuína ,em sua cidade Natal, Itainóplis.

Já o governador Wellington Dias exaltou a cajuína como sendo “legalmente um patrimônio do Piauí”. Dias explicou que é preciso resgatar culturas esquecidas no Estado, bem com fortalecer e incrementar as já existentes, como é o caso da cajuína. “o Piauí já possui hoje mais de 200 mil hectares de áreas de caju plantadas”, diz o governador lembrando que o volume de mudas plantadas a cada ano aumenta ainda mais essa conta, lembrando, também que os trabalhos de capacitações realizados, inclusive pelo Emater, são de fundamental importância para a disseminação da cultura de incentivo aos produtores.

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64