Diretor Geral do Emater apóia educação através do esporte
20/11/2009 - 00:17:20

Guedes apóia educaçãopelo esporte

O Centro de Treinamento da Agricultura Familiar do Emater de Teresina (CENTAF)está sendo palco de capacitação através do projeto "Golaço Social" para professores que ministram aula de futebol. A capacitação faz parte de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), e  60 municípios para construção de escolinhas de futebol (Escola Zico 10). O evento começou hoje (20) e encerra amanhã.

A atividade conta com palestras, aulas teóricas sobre futebol e aulas práticas sobre o que for visto em sala de aula. A carga horário do curso é de 18 horas. O projeto Golaço Social foi trazido ao Piauí através de iniciativa do diretor geral do Emater-PI (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí), Francisco Guedes e a execução está sendo desempenhada pelas prefeituras em parceria com a ONG esporte Mais e a Seduc.

"Muitos talentos precisam ser descobertos em todo o Piauí e as escolinhas de futebol vêm mostrar o caminho do bem às crianças, que poderão despontar como grandes atletas no futuros", diz Guedes ressaltando que esse trabalho da Escola Zico 10 é importante para que ocorra uma melhoria na formação dos alunos da rede pública do Piauí.

Guedes reforça, ainda, que e o Emater vai dar todo o apoio para a continuação do projeto Golaço Social. " Percebemos a importância de participarmos do bem estar social", completa. O supervisor geral da Escola Zico 10, Timóteo Gomes, agradeceu por ter proporcionado, como gestor público, a apresentação do projeto Golaço Social ao governado Wellington Dias, onde este se entusiasmou e assinou o covênio com a SEDUC.

O secretário de educação do estado do Piauí, Antônio José Medeiros, disse ser prioridade da SEDUC juntar esforços no que diz respeito a gerar oportunidades na área esportiva. "É de fundamental importância que a educação proporcione algo além da formação básica, trazendo valorização às potencialidades em várias áreas dentre essas a esportiva", ressaltou Antônio José Medeiros.

Atualmente já existem 200 Escolas “Zico 10” de futebol e três centros de treinamento (Rio de Janeiro, Brasília e Santa Catarina) em operação que atendem aproximadamente 20.000 jovens. Além do Piauí, essas escolas encontram-se nos estados do Amazonas, Bahia, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe

por Samara K. Costa / ASCOM EMATER