Autoridades parabenizam Emater pelo trabalho de extensão rural
25/11/2009 - 00:13:57

Solenidade de abertura da Semana de Extensão rural

por Whenna Duarte e Samara Costa/ ASCOM - EMATER

A Semana da Extensão Rural, começou hoje (25) com Sessão Solene na Assembléia Legislativa em Homenagem à Extensão Rural e vai até dia 27. Na ocasião estiveram presentes várias personalidades como deputados, prefeitos e pessoas que fazem parte do trabalho de extensão rural do estado. Houve ainda entrega de Diploma de Honra ao Mérito às personalidades que contribuíram de forma significativa ao serviço de assistência técnica a agricultura familiar do estado.

O diretor geral do Emater-PI , Francisco Guedes, ressaltou a importância do evento para o reconhecimento do trabalho do extensionista. “Esse é o momento de mostrar à sociedade todo o trabalho que a extensão rural desenvolve no Piauí e a Assembléia Legislativa é o lugar ideal para dá início ás atividades em homenagem ao trabalho dos extensionistas rurais do Emater-PI”. Guedes falou ainda que a Semana da Extensão Rural é um momento de avaliação e redirecionamento dos rumos que o Instituto deve tomar em relação às atividade desenvolvidas pelo órgão, pois o Emater tem grandes desafios a serem percorridos, mas já conquistou grandes avanços.

O deputado estadual, Cícero Magalhães (PT), falou que valorizar o Emater é agregar valor ao homem do campo e uma semana é pouco para homenagear um Instituto como esse que é essencial para a agricultura familiar do estado.

“O pequeno agricultor não tem condições de produzir bem sem assistência técnica apropriada e é papel do governo do estado qualificar esses agricultores para que eles possam realmente fazer uso dos recursos disponíveis e necessários para um bom trabalho”, afirmou o deputado estadual, João de Deus (PT).

O secretário de desenvolvimento rural, Rubem Martins, parabenizou o trabalho do Emater e essa marca de 100% Piauí que o órgão carrega e que, segundo ele, não é em vão, pois o trabalho de assistência técnica do estado do Piauí está sendo bem desenvolvido. “Quero então parabenizar o diretor geral do Emater-PI, Francisco Guedes, pela dedicação a frente do Instituto de Assistência técnica do estado”, disse.

A agricultora familiar, Antônia Zuíla de Souza de Picos, povoado de Mirolândia, disse que é bem assistida pelo Emater, através de seus técnicos e a Semana da Extensão Rural é importante para divulgar o trabalho dos extensionistas do Emater. “Esse evento é importante para que os produtores rurais conheçam o que o Emater pode fazer por eles e possam dessa forma também contribuir para o trabalho dos extensionistas”, explicou a agricultora.