PENDÚNCULO DO CAJÚ: EMATER REALIZA CAPACITAÇÕES NO TERRITÓRIO DOS COCAIS
19/11/2009 - 00:11:00

Aconteceu de 9 e 13 de novembro um curso de processamento do pedúnculo do caju, promovido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), através da Diretoria de Empreededorimo, nos povoados Carreiras e Araçás, no Município de Madeiro, região norte do Piauí.

Foram capacitados 20 agricultores familiares pela extensionista Maria Luiza de Sousa, de Parnaíba, e coordenado por Gercinda de Almeida Lira - extensionista de Teresina. "A importância do curso além de capacitar agricultores familiares, é um verdadeiro resgate da produção de cajú desta região, esquecida ao longo dos anos, que agora com o incentivo do Emater as agroindustrias vão aproveitar além da castanha, produzindo cajuína, doce, poupa, suco, enfim, gerando aqui mais emprego e renda", diz Domingos Marques, diretor de empreeendedorismo do Emater.

O evento aconteceu no CRAS do Município, e estiveram presentes o Vice-prefeito Valdemir Santos, o vereador Carlos Silas, secretários municipais, o Coordenador regional do EMATER de Esperantina, Moaci Vilanova, do Supervisor Territorial de Luzilândia Pedro Gomes e outras personalidades do meio rural. Outro curso, também de processamento do pedúnculo do caju, ministrado pela mesma equipe, será encerrado neste dia 20 na localidade Roça Velha, município de Luzilândia.