INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Curso em Petrolina qualifica técnicos do Emater
01/12/2009 - 00:16:31  
  
Twitter 
Google+ 

Acontece desde o dia 30 de novembro o VI Curso Novo Enfoque Tecnológico de Convivência com o Semiárido, na Embrapa Semi-árido, em Petrolina-PE. O curso é um intercâmbio realizado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI), em parceria com o Centro Nacional de Pesquisas do Semi-árido da Embrapa.  

A capacitação é direcionada para 63 técnicos do EMATER-PI, que passarão cinco dias no centro, discutindo as tecnologias pesquisadas pela Embrapa para o aprimoramento na aplicação das principais atividades desenvolvidas pelo EMATER-PI no semi-árido piauiense. Na ocasião, serão ministradas palestras, manejo de culturas, visitas a campo e aulas práticas, e encerrará com a avaliação e entrega de certificados.

 Durante a semana, os técnicos estão tendo contato com cada pesquisador responsável pelo desenvolvimento da tecnologia aplicada, que além de debater os dados teóricos, irão ver na prática os resultados obtidos.

 Segundo o Diretor Técnico do EMATER-PI, Adalberto Nascimento, o saldo de um curso como este, pode ser visto com a aplicação pelos técnicos das práticas demonstradas, nos municípios de suas respectivas atuações. E ainda “na melhoria dos serviços prestados, assim como no aumento da produtividade dessas atividades, cumprindo o compromisso de contribuir para gerar emprego e renda no campo, e na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do semi-árido”, explicou.
 
Com a parceria da Embrapa, o EMATER-PI atende aos anseios dos agricultores familiares difundindo novas técnicas testadas e aprovadas pela pesquisa.

 O Diretor Geral do EMATER-PI, engenheiro Agrônomo Francisco Guedes Alcoforado Filho, que é pesquisador da EMBRAPA e especialista em tecnologias agropecuárias para o desenvolvimento sustentável do semi-árido, enfatizou que este é um dos melhores momentos de sua vida profissional: poder contribuir para a integração da pesquisa com a extensão rural do Piauí.

"São 63 extensionistas do EMATER-PI que virão da EMBRAPA com nova visão de sua atuação na orientação e na capacitação em convivência do homem e da mulher no ambiente semi-árido piauiense, proporcionando melhores condições de vida aos agricultores familiares", comemora.


por Whenna Duarte Martins - ASCOM/EMATER/PI



EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64