Ações do Emater dão visibilidade ao II Festival da Uva
02/12/2009 - 00:12:40

O Emater-PI (Instituto de Assistência Técnica Extensão Rural) participa ativamente do II Festival da Uva, que começa nesta quinta-feira(3) em São João do Piauí. O evento é promovido pelo Governo do Estado com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura Municipal de São João do Piauí, produtores rurais do assentamento Marrecas e outras instituições empenhadas nas causas rurais.

Logo no primeiro dia do evento acontecerá o Encontro Institucional para rodada de negociações entre gestores e representantes de comunidades quilombolas.Este encontro é de competência do Emater e CECOQ (Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas) e pretende discutir com autoridades e sociedade em geral as necessidades das comunidades quilombolas da região. Dando sequência ao evento, acontece a palestra sobre Empreendedorismo na Agricultura Familiar que será ministrada pelo diretor geral do Instituto, Francisco Guedes.

“Colhendo os frutos do Desenvolvimento”

O estande do Emater no evento vai demonstrar e sugerir o aproveitamento integral do potencial frutífero da região. Estimulando os empreendedores rurais através da confecção e comercialização da polpa de frutas como uva, manga, goiaba, tamarindo, limão, umbu entre outras.
“Nosso objetivo é mostrar que a polpa dessas frutas, tão abundantes na região, podem ser industrializadas e consequentemente comercializadas, gerando renda aos agricultores familiares, sobretudo no período da entressafra”, ressalta Adalberto Nascimento, diretor técnico do Emater.
Nesta segunda edição do Festival da Uva, o umbu, outra fruta de cultura forte na região ganha merecido destaque. A fruta, comum no semi-árido apresentou um grande salto em sua produção e beneficiamento e passa a gerar renda aos agricultores familiares locais, que agora colhem os frutos do desenvolvimento da região. “O êxito alcançado por este festival já faz desta região um grande pólo de fruticultura irrigada”, diz Everardo Morais, engenheiro agrônomo do Emater.

Ateliê de mulheres capacitadas pelo Emater gera renda

Dentro do festival será inaugurado um ateliê destinado à qualificação da mão-de-obra de mulheres do assentamento Marrecas, ação do Emater, apoiada pelo governo do Estado. O projeto foi composto de duas etapas: a primeira já foi a capacitação de 30 famílias do assentamento em corte e costura e pintura em tecido.

Agora o governo do Estado, através do Emater, entrega o local totalmente reformando, equipado com máquinas industriais, mobiliário e computadores, para que famílias assistidas pelo projeto possam gerar renda dentro da comunidade em que vivem. Assim o Emater incentiva o cooperativismo como forma de fortalecimento na geração de empregos naquela região.
Para Adalberto Nascimento, diretor técnico do Emater, a criação do ateliê será importante vetor de desenvolvimento da região, pois atenderá tanto a demanda do assentamento Marrecas quanto a do município de São João de um modo geral.

O diretor geral do Emater, Francisco Guedes, disse que eventos como esse que geram renda e estimulam o empreendedorismo, são fundamentais para o desenvolvimento do Estado com inclusão social.

Por Jadson Osório - estagiário

ASCOM/Emater