Emater inaugura ateliê para mulheres durante II Festival da Uva
05/12/2009 - 00:14:47

Foto:Astrid Lages

Como parte da programação do IIFestival da Uva de São João do Piauí o Ateliê de Mulheres “Construindo um sonho”,  foi inaugurado nessa sexta - feira (04), no Assentamento Marrecas em São João do Piauí, município localizado a 486 km ao sul de Teresina. O grupo de mulheres recebeu capacitação dada pelo nstituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater  na área de malharia com ênfase em corte e costura e pintura em tecido.

O diretor geral do Emater, Francisco Guedes, participou da solenidade de inauguração que teve presença do governador do Estado, Wellington Dias, da Secretária de Inclusão da Pessoa com deficiência, Rejane Dias, o diretor técnico do Emater, Adalberto Nascimento, dentre outras diversas autoridades. Na ocasião, todos receberam peças confeccionadas no ateliê. A oferta foi um forma de agradecimento ao esforço do Governo na realização da obra.

Estrutura

Viabilizada pelo Emater a construção do ateliê proporciona a 24 famílias beneficiadas, um ambiente adequado para o desenvolvimento de seus trabalhos, através de capacitações e aquisição de máquinas industriais que implicam em aprimoramento da mão-de-obra local e melhoria da renda das famílias assentadas.Para a Fábrica de Malhas Contruindo um Sonho, o Emater PI investiu cerca de R$ 18 mil que forma umtilizados na aquisição de cinco máquinas de costura profissionais – tais como a Facillita, Overloc, galoneira e costura reta e, ainda,  um computador.

A extensionista rural, Marlene Aquino, que capacitou 30 mulheres no assentamento, explica que , a partir de agora eleas terão porcentagem proporcional ao que produzirem e que, inclusive já têm encomendas de fardamento na região. Ela explica também que as mulheres da fábrica também receberão orientação quanto ao gerenciamento dos ganhos.

“Com a criação deste ateliê ganha a comunidade, ganha a região. Esse trabalho feito pelo Emater desenvolve o senso empreendedor e resulta em qualidade de vida para estas famílias de agricultores rurais”, diz Adalberto Nascimento, diretor técnico do Emater.

Mudando de vida

A agricultora familiar de 37 anos, Francisca Vítor, que vive no assentamento há 20 anos -  e tem , em média 20 pessoas de sua família morando no local-, foi uma das pessoas  que acreditou que oc desenvovimento chegaria e que faria parte dessa história. Ela diz que sempe trabalho com costura e a partir de agora vai ter a oportunidade de ter uma renda a mais e uma vida mais digna. “ Estou muito feliz por tudo que o Emater está nos propiciando a parit dessas malharia", conta. tem quase 20 pessoas da família morando no local

“ Este atelier é uma base industrial de confeçcções no assentamrento marrecas. Uma ativiade não agricola no meio rural que vai proporcionar ocupação e renda para 24 famílias ampliando a renda dos agricultores familiar"comenta o diretor geral do Emater, Francisco Guedes. Ele aproveita a ocasião e agradece e parabeniza toda equipe do Emater e as mulheres empreendedoras do assentamento. " Elas são protaginistas de sua prpria historia" finaliza.