Emater participa de inauguração e assina convênio na Expoapi
11/12/2009 - 00:12:57

O diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - Emater – PI, engenheiro agrônomo Francisco Guedes, participou na noite desta quinta-feira (10) da abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar, como parte da  programação da 59ª Expoapi, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Mendes Arcoverde. Neste pavilhão serão realizadas oficinas, exposição e comercialização de produtos confeccionados em comunidades e assentamentos.
 Durante o evento, Francisco Guedes, frisou a importância do espaço para desenvolvimento da produção rural do Piauí, acrescentando, ainda, que a agricultura familiar emprega 93% da mão-obra do campo. “Nós que fazemos o Emater temos o compromisso de oferecer qualidade de vida aos agricultores familiares através de nossos projetos, capacitações e parcerias”, completa.
Estiveram presentes na solenidade representantes do Emater, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Nordeste (BNB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais órgãos ligados ao meio rural.
Na oportunidade, Guedes assinou convênio com a prefeitura do município de Monsenhor Gil. O convênio é intermediado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, dentro do Programa de Acesso a Alimentação. Sobre assinatura do convenio Guedes explica que é uma iniciativa fundamental para que se combata a fome e miséria na região. “O Emater está satisfeito em participar desta parceria, com ela poderemos gerar renda e emprego na região de Monsenhor Gil”, finaliza.
Para José Noronha, prefeito de Monsenhor Gil, o convênio vai estimular agricultores e agricultoras familiares a produzir mais e com isso, ampliar a comercialização de seus produtos, possibilitando melhorias na vida dos moradores do campo.

Por Jadson Osório-Estagiário

ASCOM/Emater