INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rede temática de comercialização capacitou mais de 500 pessoas em 2009
18/12/2009 - 00:09:28  
  
Twitter 
Google+ 
     A Rede Temática de Comercialização na Agricultura Familiar tem como objetivo orientar, através de capacitações, palestras, cursos, debates e outras metodologias, os agricultores familiares e técnicos do Emater/PI no sentido de promover a comercialização dos produtos gerados nas atividades que eles desenvolvem.

     O espírito de corporativismo e trocas de experiências com outros estados torna cada vez mais esta Rede Temática engajada com a realidade do homem do campo.

     Liberado no início do ano, os recursos do Governo propiciaram o início das atividades que caracterizam hoje a comercialização como uma das redes temáticas que mais agrega valor ao produto quando lançado ao mercado. Foram capacitados 25 técnicos do Emater, que posteriormente se transformaram em multiplicadores para cada região na qual correspondem.


Nova lei  intensifica o trabalho

Com a Lei Federal de nº. 11.947, que dispõe sobre a obrigatoriedade de no mínimo 30% da alimentação escolar seja proveniente da agricultura familiar, o segmento da comercialização dos produtos agrícolas se tornou fator ainda mais relevante. “Nunca se trabalhou tanto no ramo da comercialização”, diz o engenheiro agrônomo Evandro Silva, enfatizando que o trabalho de conscientização do agricultor que faz todo o processo do plantio, colheita e embalagem, foi otimizado com o apoio do Emater. “ Eles não tinham conhecimento de como comercializar esses produtos. O Emater viu essa necessidade e intensificou as atividades nessa área”, reforça  

Somente em 2009 foram realizados oito cursos para agricultores familiares, um curso para técnicos do Emater, e quatro exposições-feiras que aconteceram nas cidades de Picos, Oeiras e Joaquim Pires, representando um total de 565 pessoas diretamente beneficiados com o trabalho desenvolvido pela rede temática.

Com perspectivas de que em 2010 seja concluída a meta anteriormente estabelecida de 17 cursos por ano, Evandro Silva afirma que o saldo de 2009 foi positivo e que ,a partir de então e também em função da nova lei da merenda escolar o trabalho do Emater e o reflexo emitido serão ainda mais fortes.


por   Whenna Duarte Martins
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64