Reestruturação: Emater recebe mais dois escritórios
11/01/2010 - 00:12:31

Guedes discursa em Joca Marques

Por Astrid Lages - Assessora de Comunicação do Emater - PI

Acompanhando do Governador Wellington Dias, o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater – Pi, Francisco Guedes, inaugurou no ultimo final de semana, mais dois escritórios locais do Instituto na região dos Cocais, que abrange, além do município de Esperantina mais 13 municípios. Os beneficiados foram Joca Marques, a 220 km e Campo Largo. O diretor de Empreendedorismo do Emater, Domingos Marques e  coordenador regioanl de Esperantina, Moacir Vilanova também participaram da solenidade que teve presença de várias autoridades como o Secretário Estadual de Educação, Antonio José Medeiros, a Secretária para inclusão da pessoa com deficiência, Rejane Dias, deputado federal Osmar Júnior,  dentre outras.

“É mais um apoio a agricultura e a presença de um escritório equipado com condições de estar interligado a toda a nossa rede dá segurança ao investidor”, afirma o governador Wellington Dias sobre a presença do Emater nos municípios.

“Como parte da inauguração de grandes obras do governo, está a inauguração dos escritórios do Emater”, disse Guedes lembrando que o governador Wellington Dias afirmara que grandes obras são as que beneficiam as pessoas. Ele ressaltou, ainda, que o a região dos Cocais tem um grande potencial agroindustrial. “O fortalecimento da agricultura familiar com a presença dos escritórios do Emater é importantíssimo para melhorar a vida dos agricultores, especialmente os agricultores familiares” diz.

As obras, que foram realizadas com recursos Governo do Estado, que tem investido cerca de r$ 1 milhão de reais - aplicados através do emater e prefeituras municipais - faz parte da meta de reestruturação dos últimos dos 39 escritórios do instituto, consolidando, portanto, a presença do Emater – Pi em 100 % dos municípios piauienses. “Temos um compromisso de proporcionar a todo agricultor e agricultora familiar o acesso ao serviço público de ater em todo o Piauí”, reforça.

Políticas públicas para Agricultura Familiar

Dentre outros, os objetivos do trabalho nesses escritórios, estão o  apoio e fortalecimento das ações de ATER (Assistência técnica e extensão rural) para os agricultores familiares, no processo de desenvolvimento sustentável com as temáticas das políticas públicas para agricultura familiar, assim como, a contribuição com a sustentabilidade das unidades de produção dos agricultores familiares e dar continuidade ao processo de modernização e reestruturação dos Escritórios do EMATER.

Cada escritório - reformado e instalado - está equipado com motocicleta, computador, e mobiliários e, com isso, o Governo do Estado cumpre o compromisso de proporcionar a todo agricultor e agricultora familiar o acesso ao serviço público de ATER em todo o Piauí.