INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Assentamento é beneficiado com o Projeto Horta na Comunidade
15/09/2006 - 00:10:51  
  
Twitter 
Google+ 
Horta da comunidade Campos Dourados em Teresina
     Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, ontem, 14, na inauguração da Horta da Comunidade Campos Dourados, localizado na região de Nazária, à 28 km de Teresina. A comunidade está começando a colher sua primeira produção de melancia e de vários outros produtos, que já foram comprados pelo Projeto Compra Direta Local, do Governo do Estado.

     A horta faz parte do Projeto Cinturão Verde e tem como objetivo melhorar, a longo prazo, as condições de abastecimento interno e, sobretudo, melhorar a alimentação e a renda dos agricultores familiares. "O Cinturão Verde foi o primeiro projeto de reconhecimento e investimento no homem do campo e irá nos favorecer uma alimentação saudável e assim, permitir nosso trabalho e estudo", afirma o presidente da Associação de Moradores da Comunidade, Vital de Aquino Neto.

     Moram na comunidade cerca de 32 famílias, que antes viviam do plantio de feijão e milho. Agora, cada família, das 26 que participam do projeto, possui oito canteiros, divididos em um terreno de dois hectares, que lhes possibilita o plantio de raízes, hortaliças e frutas. Há ainda três hectares que estão sendo preparados para que mais famílias possam participar do projeto.

     Para que as famílias tivessem um maior aproveitamento dos recursos, técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI, fizeram uma capacitação para implantação da horta com os agricultores familiares e prestam assistência técnica periodicamente para a comunidade. "Essas capacitações são realizadas de acordo com as aspirações da comunidade, foi dado um módulo de gestão empresarial, que representa o primeiro módulo do horticultura, vamos ter sempre cursos voltados para o acompanhamento dos agricultores", explica a extensionista social, Raimunda Rameiro.

     Os agricultores da comunidade já tiveram os produtos da sua primeira colheita vendidos para o Programa Compra Direta Local, que tem objetivo comprar parte dos produtos dos agricultores familiares por um preço justo, evitando a pessoa do atravessador, que costuma comprar por um baixo preço para revenda. O Compra Direta Local é um programa do Governo Federal e, no Piauí, vem sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR em parceria com o Emater, que repassa os produtos para famílias com dificuldades alimentares.

     Nessa primeira colheita, a Comunidade Campos Dourados vendeu para o Governo cerca de 17 toneladas de alimentos, sendo que 15 mil kg são de melancia. Além de Campos Dourados, as comunidades de Santa Cruz, Alecrim, Cebola, Passagem de Santo Antônio e Vale da Esperança serão beneficiados com a doação dos alimentos. "Antes da implantação da horta, a gente tinha que comprar todos esses produtos, agora tiramos da terra o sustento da casa e ainda dá pra tirar mais ou menos um salário por mês da venda do plantio", comemora o agricultor, Jacinto da Rocha, que mora na comunidade há 15 anos.

     Estiveram presentes na solenidade, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Élcio Portela; o Diretor de Agricultura Familiar, Álvaro Ramos; a coordenadora do Programa Compra Direta Local, Espírito Santo e o Diretor Técnico do Emater, Adalberto Nascimento, além de outros representantes dos Institutos e moradores da própria comunidade e de comunidades vizinhas.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64