Guedes anuncia construção de matadouro no município de Uruçuí
22/01/2010 - 00:21:14

Guedes anuncia construção do matadouro em Uruçuí

Por Astrid Lages

Representando  o Governador Wellington Dias,  o Diretor Geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural-Emater se reuniu, na manhã dessa quinta-feira (21), com Prefeito Dr. Valdir Soares, os secretários municipais da Agricultura Dr. Rochinha e da  Educação professor Anchieta e Membros Associação dos Açougueiros de Uruçuí, região dos cerrados piauiense. O objetivo do encontro foi de informar autorização do governador do Estado para elaboração do convênio para  a construção do matadouro público daquele município.

A construção do matadouro de Uruçui será realizada através de convênio com o Emater - PI, em parceria com a prefeitura municipal e associação dos açougueiros, onde o Estado custeará 70% da obra, a prefeitura participará com 20 % e a associação com 10% do valor total, além de ceder o terreno onde funcionará o matadouro.

“Isso é uma grande parceria de ‘ganha- ganha’ – uma grande obra -  que só  a população de Uruçuí tem a ganhar” ,diz o Diretor Geral do Emater, Francisco Guedes,  ao lembrar que, além de carne de qualidade e com as condições de higienização adequadas para a saúde da população de Uruçui, os açougueiros terão melhores condições de trabalho, bem como de comercialização da carne.

Inauguração de novo escritório do Emater

Guedes informa que a inauguração do novo escritório regional do Emater de Uruçuí, deve ocorrer na primeira quinzena de fevereiro e , nessa ocasião, o governador Wellington Dias assinará o convênio para construção do matadouro.

“O mais importante é que o povo de Uruçuí terá mais condições de saúde”, comenta o prefeito do município, médico Waldir Soares. Ao lembrar que a carne a ser consumida pela população manuseada com higienização nescessária – que é exigida pela vigilância sanitária em todos os municípios -, o presidente da associação dos açougueiros do município, Zezinho da Transzero comemora. “ Esse convênio entre o Emater e a prefeitura do município e nós, que fazemos parte da associação dos açougueiros, foi fundamental para a construção do matadouro”  diz Zezinho ao agradecer o diretor geral do Emater por ter encaminhado ao governador o pedido para participação do Estado no convênio. " É a realização de um sonho de 20 anos" comemora Sr. Zezinho.

Após a assinatura do termo, e o início das obras a conclusão da obra deve acontecer no período de 3 meses. “Serão beneficiados diretamente 17 açougueiros que fazem parte da associação, além de toda a população do município”, frisa Guedes.