O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI fez a entrega, hoje, 15, de um veículo para o Programa Permanente de Convivência com o Semi-Árido - PPCSA e para a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário – DFDA/PI, que irá contribuir com o trabalho das duas Instituições. A cessão desse veículo faz parte de um contrato, que já havia sido assinado pelos órgãos.
Há três anos, a DFDA vem fazendo um trabalho de desenvolvimento dos cinco territórios do Estado (Vale do Rio Guaribas, Serra da Capivara, Entre Rios, Carnaubais e Tabuleiros do Alto Parnaíba), através de ações de acompanhamento e assessoria, estruturando nos territórios colegiados que irão definir projetos que desenvolvam o Estado.
Anualmente, são disponibilizados para o Piauí o valor de R$3,5 milhões para infra-estrutura e custeio de projetos, que é feito a partir das entidades articuladoras. "Esse veículo vai possibilitar maior proximidade dos representantes da Delegacia junto aos territórios, proporcionando reuniões, mobilizações e eventos", explica o consultor territorial do DFDA, Antônio José Pereira.
Para a coordenadora do PPCSA, Lúcia Araújo, esse é mais um registro de parceria entre o Emater e a Casa do Semi-Árido. "Nosso programa de implantação de cisternas nos municípios do semi-árido do Piauí vem se multiplicando com o apoio dos técnicos do Emater, vislumbramos aumentar essa parceria, por isso esse carro é de grande importância", afirma.
O Emater tem mais de 60 Instituições parceiras em vários projetos, podendo ser considerado o órgão estadual que mais estabeleça parcerias e para o Diretor Técnico do Instituto, Adalberto Nascimento, esse é um momento de agradecimento aos parceiros. "Nesses últimos meses, estamos participando de vários eventos como entrega de veículos e capacitações e temos a certeza de que as parcerias são necessárias para o desenvolvimento da agricultura no Estado".