Assistência técnica do Emater muda vida de agricultores familiares do povoado Elisa Romaro
29/01/2010 - 00:12:23

A doação de sementes e a recuperação do sistema de irrigação feitas pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) estão ajudando as 15 famílias do povoado Elisa Romaro, zona rural de Teresina,a melhorar de vida. Com a doação das sementes, feita à Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais do povoado, os agricultores familiares passaram a produzir milho, macaxeira e feijão em três hectares de terra irrigado.

O diretor geral do Emater, Francisco Guedes, esteve nesta sexta-feira (29) no povoado para conferir os resultados do empenho dos moradores locais na plantação. Na ocasião, Guedes anunciou que o Emater disponibilizará recursos e auxilio técnico aos agricultores para recuperar outra parte do sistema de irrigação local e com isso, aumentar a produção. Com a ajuda do Emater, nos próximos meses, os agricultores familiares do povoado vão investir no cultivo de melancia, milho, feijão, macaxeira e hortaliças, em dez hectares de terra.

Segundo Guedes, a forte integração do Emater com a comunidade deste povoado traz resultados proveitosos para os agricultores familiares das 15 famílias assistidas pelo instituto. “Com o apoio do Emater essas famílias poderão vender seus produtos através do programa de compra direta ou comercializá-los no CEAPI (Central de Abastecimento do Piauí)”, explica. Guedes frisa que agora também é possível que agricultores familiares vendam sua produção às secretarias de educação do Estado e município para que estes sejam utilizados na merenda escolar.

Ulisses Filho, coordenador da regional do Emater de Teresina, expõe que a comunidade já existe há mais de 15 anos e que há dois o sistema de irrigação estava desativado. “Essa ação do Emater vai trazer vantagens para os moradores do povoado, que com o sistema de irrigação funcionado, vão poder produzir o ano inteiro”, afirma. Ele diz, ainda, que o trabalho do Emater no povoado já permitiu que os moradores vendessem a safra de 2009 ao programa Compra Direta - realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) -  que  tem como objetivo a aquisição da produção da agricultura familiar .

“O Emater está sendo muito importante em nossas vidas. Com a ajuda dada e o apoio técnico prestado vamos poder vender nossa produção, isso vai mudar a qualidade de vida dos agricultores familiares daqui”, diz Lucas Lima, presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores Rurais do Povoado Elisa Romaro.

Por Jadson Osório - estagiário ASCOM/EMATER