INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Governador participa do 5º Congresso Estadual da Fetag
03/02/2010 - 00:14:38  
  
Twitter 
Google+ 
Guedes assina convênio

Durante a cerimônia de abertura do 5º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI), o governador Wellington Dias autorizou a obra, avaliada em R$ 150 mil, de conclusão do Centro de Treinamento da Fetag-PI. A solenidade aconteceu na noite dessa terça-feira (2), no auditório do Atlantic City Club e reuniu dirigentes de aproximadamente 220 sindicatos rurais de todas as regiões do Piauí.

Além da obra a ser executada sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o governador autorizou ainda, a abertura de processo licitatório, no valor de R$ 8,983 milhões, à aquisição de equipamentos e veículos para equipar os escritórios do Emater. O Governo do Estado vai adquirir, portanto, 117 automóveis e 10 pick-ups, além de mesas, cadeiras, máquina digital, colchões e material de apoio para equipar os escritórios do Emater em todos os municípios piauienses.

Wellington Dias destacou a importância social da Fetag no processo de desenvolvimento da sociedade piauiense e anunciou que a parceria da entidade com o Governo do Estado vai continuar, seja através do Emater, seja por meio de outras áreas da administração pública. O governador cumprimentou os participantes do 5º Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que reúne cerca de 700 delegados credenciados, com a missão de eleger a nova diretoria da Fetag.

Debate de temáticas

O evento vai discutir temáticas importantes para os trabalhadores rurais como as questões das mulheres trabalhadoras rurais, da juventude rural, política agrária e meio ambiente, dos assalariados rurais, da política agrícola, da formação e organização sindical, sustentabilidade política e financeira e comunicação. O atual presidente da Fetag, José Evandro Luz, disse que, além das temáticas debatidas no congresso, é preciso continuar a luta pela reforma agrária e em defesa da agricultura familiar.

José Evandro disse que os trabalhadores e trabalhadoras rurais permanecerão cobrando das autoridades mais infraestrutura produtiva – estradas, energia elétrica, etc. Por outro lado, demonstrou que esta categoria está muito preocupada com a questão da produção da agricultura familiar, especialmente arranjos produtivos, como a mandiocultura, cajucultura, apicultura, piscicultura, etc. O dirigente pediu também mais crédito e menos burocracia por parte das entidades que financiam a produção.

A cerimônia de abertura do 5º Congresso dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais contou com a presença de autoridades, como os secretários da Educação e Cultura, Antônio José Medeiros, e da Saúde, Assis Carvalho, o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes. Também participaram o coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, e o diretor do Crédito Fundiário, Francisco das Chagas Ribeiro Filho, entre outras autoridades. O evento será encerrado no próximo dia 4.

fonte.: CCOM

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64