Guedes participa da I Feira Agroecológica
09/02/2010 - 00:14:43

Feira Agroecológica de Pajeú

por Astrid Lages

Representando o governador Wellington Dias, o diretor geral do Emater, Francisco Guedes participou, no último final de semana, da I Feira Agroecológica, realizada no município de Pajeú do Piauí, localizado na microrregião de São Raimundo Nonato.

Envolvendo qualidade dos alimentos e pensada a partir da produção dos assentamentos, a I Feira Agroecológica foi promovida pelo projeto Dom Helder, Ministério do Desenvolvimento Agrário – Mda, em parceria com o e Governo do Estado e as Ong’s Associação Regional Integrada do Desenvolvimento Agroecológico Sustentável - Áridas e a Cáritas – onde foram produzidos alimentos sustentáveis em três assentamentos da região de Pajeú: Brejinho, Lagoa do Mato e Feitoria, beneficiando 30 famílias que venderam seus produtos distribuídos em 15 barracas.

Parcerias geram mudanças

Creusimar Silva, da ONG Áridas

Segundo Creusimar Silva, da ONG Áridas, foram realizados dois projetos na região. Um de irrigação que dá conta da implantação de 3,13 ha de horta irrigada no sistema de micro – aspersão, onde são cultivadas as hortaliças e um segundo projeto que é a feira Agroecológica.

Lembrando de todo as entidades envolvidas no projeto e nos parceiros, o diretor geral do Emater-PI, aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a construção daquele momento. “A Feira Agroecológica é uma mudança desse governo promovida pelo projeto Dom Helder”, ressalta Guedes, ao mencionar a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares através das políticas públicas que vêm sendo aplicadas nos últimos anos, sobretudo junto ao Emater através do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural.