INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Reunião discute planejamento para Projeto Cultivando Saberes em 2010
11/02/2010 - 00:08:56  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião projeto cultivando saberes
Whenna Duarte Martins

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, um encontro  de avaliação das ações do projeto Cultivando Saberes no ano passado, bem como planejamento para 2010.

Estiveram presentes, além da  diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles,a assistente social e extensionista formadora do Projeto Cultivando Saberes do Emater, Risomar Fernandes, José Wellington da Silva, coordenador de programação e monitoramento – Copen do Emater, a diretora da rede temática da formação, Francisco Fernandes, bem como  agentes formadores, Domerval Luz, de Picos, Adalberto Soares da região Serra da Capivara, e Francisco Helito, de Esperantina.

Na avaliação de 2009 foram citadas metas de 2009, as dificuldades e avanços do projeto, e a realização de seis cursos de Formação de Agente de Ater, para técnicos de associações, cooperativas, prefeituras, sindicatos, e outras instituições, representando um total de 118 agentes em mais de 15 instituições.

“Temos o compromisso de fazer durante um ano um acompanhamento do trabalho desses técnicos em suas instituições. O acompanhamento é feito de duas formas, uma é o acompanhamento virtual -  através da rede cultivando saberes -  a outra é o acompanhamento presencial, através da nossa ida ao campo”, é o que explica a extensionista formadora do Projeto Cultivando Saberes, Risomar Fernandes.

Na ocasião, também foi discutida a programação para 2010, com perspectivas para que em março, seja realizado o Seminário de Integração, que reunirá os 118 técnicos distribuídos nos diversos territórios que estão sendo beneficiados com o Cultivando Saberes, para fortificar ainda mais as ações do projeto.

Segundo Risomar Fernandes, o projeto visa para ter uma abrangência maior no atendimento qualificado dos agricultores familiares.  “Os técnicos capacitados já trabalham com agricultores familiares, então foram capacitados para trabalhar melhor, visando como resultado final o melhor assistência técnica para o agricultor familiar”.

“Além do Emater está contribuindo para qualificar o trabalho da agricultura familiar, também está mostrando que temos condições de realizar trabalhos em parceria com outras instituições”, finaliza Risomar.
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64