Emater realiza curso e participa do Festival da Melancia em Jatobá do Piauí
23/02/2010 - 00:11:37

Curso para aproveitamento da melancia beneficiará agricultor

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI) promove de 24 a 26 de fevereiro dentro da programação do Festival da Melancia de Jatobá do Piauí, localizada a 134 de Teresina, o Curso para Aproveitamento Integral da Melancia.

A capacitação tem o objetivo de capacitar agricultores familiares para produção de polpa, doces, geleias, além de outras utilizações culinárias da fruta, como forma de proporcionar novas oportunidades de trabalho e renda, através de empreendimentos que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos, metas do empreendedorismo sustentável.

Os agricultores participantes receberão noções de microbiologia de alimentos, processamento da melancia para obtenção de polpa, doces e geleia, além das diversas possibilidades de utilização culinária da fruta e conhecimentos das Boas Práticas de Fabricação-BPF.

Com o trabalho do Emater -PI, os agricultores familiares da região passaram a investir em novas tecnologias, gerando com isso, aumento da produtividade, maior promoção das atividades da agroindústria e agregando valores aos produtos agrícolas.

O município de Jatobá do Piauí é um dos municípios piauienses que mais produz melancia. Por isso, a prefeitura local, contando com o apoio de instituições ligadas ao setor primário, entre elas o Emater, realizam em 27 de fevereiro, mais uma edição do Festival da Melancia. Dentro do festival, o Emater vai realizar a degustação dos produtos à base de melancia confeccionados no curso promovido.

“Tendo em vista a grande produção de melancia no município e o esforço que os agricultores familiares e prefeitura vêm desempenhando para realizar este festival, nós do Emater garantimos uma participação mais efetiva no evento”, destaca o engenheiro agrônomo do Emater, Everardo Morais.