Campo Maior recebe capacitação para utilização do Sistema de Informações do Emater/PI
26/02/2010 - 00:12:09

Funcionários do Emater durante capacitação

Localizada há 80 km de Teresina, Campo Maior recebe desde ontem (24) e se estende até sexta-feira (26), uma capacitação para a utilização do Sistema de Informações do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI.

O curso, destinado a 20 técnicos abrangendo toda a região de Carnaubais e alguns escritórios de Entre - Rios, tem a carga horária de 24 h/a e é ministrado por Alonso Decarli, gerente de projeto da G3 Sistemas de Informática, empresa contratada para elaboração do sistema e capacitação das técnicas de utilização do sistema.

O Sistema de Informações do Emater faz parte do Projeto Reestruturação da Rede de Computadores e Implantação do Sistema de Informações via Internet/Intranet, coordenado pelo diretor geral do Emater, Francisco Guedes, o assessor técnico da diretoria geral, Ademar de Assis Cabral, e o Coordenador da CORIM, Tiago Alves Ribeiro.

O objetivo do Sistema de Informação é reestruturar a Rede de Computadores e Implantar o Sistema de Informação proporcionando a Gestão Globalizada do Emater, informatizando a metodologia de trabalho do Instituto, proporcionando uma Base de Dados Integrada, monitoramentos e análises.

De acordo com Alonso Decarli, o curso de capacitação representa a própria valorização das atividades do Emater, com o registro detalhado das ações e de seus beneficiários.

Desenvolvido em 2009, o Sistema de Informações está sendo posto em prática este ano, através de capacitações aos servidores públicos que compõem o quadro de funcionários do Emater/PI, agricultores familiares e parceiros do Instituto, e tem o período de execução de 12 meses de implantação completa.

A Estrutura do Servidor de Banco de Dados do Emater/PI compreende: Recursos do Sistema (Processador Intel Xeon, Placa Mãe Intel, e dois discos rígidos SATA II-7.500 rpm), Sistema Operacional Linux openSuse, gratuito e com código fonte aberto ,  Protocolo de Comunicação e suporte à replicação de dados nos sub-servidores regionais, entre outros itens.

por Whenna Duarte Martins