INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater em negociações para o projeto Viva o Semiárido
03/03/2010 - 00:12:21  
  
Twitter 
Google+ 

por Whenna Duarte Martins

 Visando consolidar o projeto “Viva o Semiárido”, uma parceria do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, Casa do Semiárido, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí – Seduc e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte-Setre, aconteceu no início desta semana, na sede do Emater/PI, uma reunião de retomada da fase de negociações e implementação do projeto.

Na reunião estiveram presentes o diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, o diretor técnico do Emater, Adalberto Nascimento, a diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles, Diretora Financeira, Manoela Lima, a Coordenadora de Convivência com o Semiárido, Lúcia Araújo, o assessor técnico da coordenadoria do semiárido Dante Galvão, e Ednalva Costa, diretora de articulação da coordenadoria do Semiárido.

 O projeto “Viva o Semiárido”, além das parcerias estaduais, conta com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola-FIDA, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), na ordem de aproximadamente US$ 30 milhões, o equivalente a aproximadamente R$60 milhões. “Viva o Semiárido” atuará em 32 municípios pertencentes aos territórios: Vale do Rio Guaribas, Vale do Rio Canindé, Vale do Rio Sambito e Serra da Capivara,  pertencentes à região semiárida piauiense.

O critério de seleção das regiões beneficiadas com o projeto foi analisar os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH e municípios estratégicos como Oeiras, São Raimundo, Picos e Valença, entre outros.

Na ocasião reafirmou-se a parceria de co-execução do trabalho pelo Emater, que deve elaborar um Plano de Trabalho de 18 meses para a implementação do projeto, que destaca como principal objetivo o enfretamento da pobreza na região do semiárido.

Segundo Lúcia Araújo “o projeto tem como meta a redução das desigualdades sociais, uma reafirmação dos objetivos do Governo do estado, inovando com o trabalho educativo na região. É um meio de tornar protagonista o cidadão e a cidadã do semiárido”, afirmou a coordenadora.

Para o diretor geral do Emater, Francisco Guedes, este projeto é de fundamental importância para o empreendedorismo da agricultura familiar no semiárido piauiense, tendo como eixo central a educação contextualizada e fortalecimento de empreendimentos agrícolas coletivos e solidários.

Com o “Viva o Semiárido”, serão criados grupos de geração de renda, capacitações, cursos para professores e alunos, além do fortalecimento da assistência técnica e a difusão das experiências vivenciadas nas regiões que serão alvo do projeto.

 

 

 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64