INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Emater entrega projeto de Implantação de Unidades Pedagógicas à Fundação Santa Ângela
04/03/2010 - 00:11:52  
  
Twitter 
Google+ 
Por Whenna Duarte Martins

A solenidade de entrega do projeto de Implantação de Unidades Pedagógicas: Produção Agrícola e Agroindústria, que inclui pomar de cajueiro e horta orgânica, e processamento do pedúnculo do caju (cajuína e doces), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI à Fundação Santa Ângela - representada na ocasião pela presidente do Conselho Diretivo da Fundação, Irmã Celina Paraíso - , aconteceu no início dessa semana.

 
Na solenidade de entrega do projeto estiveram presentes, ainda, o diretor técnico do Emater, Adalberto Nascimento, a diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles, o coordenador de operações do Emater, Francisco Amorim, além dos elaboradores do projeto, Milton Paula, articulador da Rede Temática de Agroindústria Familiar, e Assis Veloso, articulador da Rede Temática de Produtos e Mercados diferenciados.
 
Parceria que deu certo
 
O projeto, com uma proposta no valor aproximado de R$ 154.859, 00 tem como objetivo principal proporcionar estímulo empreendedor ao jovem que será beneficiado através das capacitações que se seguirão à Implantação de Unidades Pedagógicas. Com o projeto serão diretamente beneficiados 230 alunos da Escola Família Agrícola Fundação Santa Ângela e a Escola Agrícola de nível fundamental.  
 
A parceria entre a Fundação Santa Ângela, município de Pedro II, com o Emater começou há sete anos com a doação de mudas de caju, cuja produção atualmente é utilizada na fabricação de cajuína e outros derivados da fruta, além de já terem sido realizadas várias feiras, capacitações, amostra de produtos e três cursos que já foram ministrados a diferentes grupos de alunos pelo Emater sobre o beneficiamento do caju.
 
Segundo a Irmã Celina Paraíso, esta parceria se intensifica com a entrega do projeto de Implantação de Unidades Pedagógicas, que com a capacitação dos jovens e o incentivo a produção agrícola, reduzirá consequentemente o êxodo rural, comum na comunidade. ”Se nós não desencadearmos uma ação ousada para resolver esse problema, estaremos desperdiçando recursos com a formação de jovens que não produzem para nosso estado”, explica a presidente do Conselho Diretivo.
 
 
“Uma parceria como esta me suscita muita esperança e expectativas de que possamos capacitar os jovens e tê-los conosco pra tornar o Piauí um estado cada vez melhor. Não é apenas um projeto, mas um compromisso de trabalho conjunto” finaliza Irmã Celina.
                                  
 
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64