Emater comemora do Dia Internacional da mulher com trabalhadoras rurais
09/03/2010 - 00:11:00

I amostra

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (08), a 1ª Amostra Regional de Trabalho dos Grupos Produtivos de Mulheres Trabalhadoras Rurais, no hall de entrada da sede em Teresina do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI. Além de uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o evento teve também como objetivo ressaltar a importância dos produtos gerados pelas agricultoras familiares no meio rural.

A Amostra é uma iniciativa da articulação da rede temática de Ater para Mulheres Rurais, coordenada por Socorro Ulisses, que juntamente com Socorro Barradas, assistente social, e a engenheira agrônoma, Raimunda Martins, e da Regional de Teresina, buscaram através da exposição, dar maior visibilidade ao trabalho da mulher rural, além de estimular cada vez mais na produção desses artigos.

Na ocasião, estiveram presentes o diretor geral do Emater, Francisco Guedes, diretor técnico, Adalberto Nascimento, diretora financeira, Manuela Lima, diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles, além de servidores e representantes dos assentamentos: Resistência Camponesa, Santana Nossa Esperança, Recanto do Santo Antônio, 17 de Abril, Soturno, além do município de Cabeceiras." É muito gratificante para nós, enquanto gestores, podermos ver o avanço e a qualidade do trabalho das mulheres dentro e fora do campo", comenta Guedes.

Segundo Maria das Dores Pereira, representante do assentamento Resistência Camponesa, o evento é importante porque mostra o que se produz nessas localidades. “É importante mostrar o que se produz, e se produz bem, sem nenhum tipo de agrotóxico nos alimentos”, explica.

Na Amostra, foram expostos produtos como rapadura de caju, tomate-cereja, cheiro-verde, pimentas de cheiro, além de artesanatos: cestas de palha, bordados, crochê, entre outros.

A articuladora da Rede de Ater para Mulheres, Socorro Ulisses, explicou que a Amostra é importante para apresentação da Rede Temática de Ater para mulheres, intensificando a divulgação de seus trabalhos e motivando para que elas melhorem cada vez mais, visando com isso uma autonomia econômica.

por Whenna Duarte Martins