INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Avaliação e planejamento: Emater realiza Seminário do projeto Cultivando Saberes
17/03/2010 - 00:12:46  
  
Twitter 
Google+ 

Por Astrid Lages

O diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater/PI, Francisco Guedes, participou na noite dessa terça- feira (16), no Centro de Treinamento do Emater, da abertura do Seminário de avaliação  planejamento do projeto Cultivando Saberes – desenvolvido pelo Instituto desde 2009.


O evento, que acontece durante toda a quarta-feira (18), tem como objetivo avaliar o processo de capacitação do Projeto Cultivando Saberes, nos territórios beneficiados, além de identificar avanços, dificuldades encontradas afim de que sejam subsidiados posteriores planejamentos das atividades do projeto no Piauí.


Durante o evento, a Coordenadora do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Virgínia Aguiar, apresentou o projeto - que abrange atualmente 17 Estados -. De acordo com Aguiar, uma Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER - para ser diferente, necessitam de um novo extensionista. “Um extensionista que realize uma ação educativa e participativa, orientada para um desenvolvimento rural mais sustentável e comprometida com o fortalecimento da agricultura familiar”, diz Virgínia, ressaltando que é essa a importância do projeto.


Extensionista Rural – novo modelo


Impulsionado pelo Plano Nacional de Ater – Pnater - criado em 2004 -  o projeto teve início em 2007 e tem como base a Capacitação de extensionistas das instituições estaduais de Ater para atuar como formadores de agentes de Ater de organizações não estaduais através de formação teórica metodológica.  “O projeto tem como base a capacitação de técnicos que estão no campo, considerando as dificuldades enfrentadas”, relata.


A coordenadora do mda ressaltou, ainda, que o extensionista deve ser comprometido com as mudanças do meio rural e para isso de fazer o animador – articuladores que promova processos democráticos com protagonismo de todos os agricultores e agricultoras familiares. Ela lembra também que ação educativa baseada em metodologias participativas.


Balanço Positivo


Para Francisco Guedes, as experiências emitidas nesse projeto são promissoras para o futuro da Assistência técnica no Piauí. “Nosso trabalho no Emater tem sido sempre focado no estímulo, no desenvolvimento, sobretudo do pequeno agricultor familiar. E é nesse sucesso, como do projeto Cultivando saberes que acreditamos”, ressalta.


Na oportunidade, a diretora de Educação e Extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho, apresentou relatório das atividades realizadas durante o ano de 2009.De acordo com os dados apresentados, foram realizadas seis capacitações do projeto, com carga horária de 40 h/a, cada, que aconteceram em seis Territórios diferentes: Vale do Canindé – em Oeiras, Serra da Capivara em São João do Piauí, Vale do Guaribas em Picos,Território Entre Rios/Carnaubais em Teresina,Vale dos Rios Piauí no município Itaueira e  Floriano  e , ainda, no Território dos Cocais em Esperantina.


Ao todo, foram beneficiadas diretamente com o projeto 118 pessoas, sendo 88 homens e 30 mulheres. Dentre esses, 41 eram Técnicos em Agropecuária, 24 engenheiros agrônomos, 25 formandos em Agropecuária  e 28 de outras áreas profissionais.

Foi oferecida Assistência Técnica e elaboração de projetos às famílias de agricultores familiares em assentamentos; Construção de planos de desenvolvimento em assentamentos; 70% tinham raras oportunidades de participarem de atividade de formação continuada.


Durante o evento, no decorrer desta quarta (17) serão realizadas diversas atividades, dentre elas, avaliação dos projetos nos territórios  trabalhados, dinâmica de revitalização e perspectivas do projeto. Além disso, será realizado o planejamento das atividades para o ano de 2010.


 

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64