Emater é beneficiada com entrega de patrulhas mecanizadas
22/03/2010 - 00:16:14

Solenidade Entrega tratores

por Whenna Duarte Martins

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Caixa Econômica Federal, Prefeituras Municipais e Governo do Estado do Piauí, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, representado pelo diretor geral, Francisco Guedes, participou hoje (22) pela manhã, da solenidade de entrega de 30 patrulhas mecanizadas para os municípios piauienses.

Uma das patrulhas, destinada ao município de Várzea Grande, foi entregue por Francisco Guedes, e representa, segundo o prefeito da cidade, Luís Filho, uma forma de facilitar a vida dos agricultores da região. “Nosso município é muito carente de máquina agrícola, com a chegada dessa máquina, equipada da forma que vai, facilitará muito a vida dos agricultores familiares, além do acompanhamento da carreta que fará o transporte da produção” afirma o prefeito municipal de Várzea Grande.

“É um trator que tem uma grande importância por vir com o equipamento de beneficiamento da calha da carnaúba, que visa minimizar o trabalho do agricultor e melhorar a produção, e a qualidade do produto, além de agilizar no processo de produção”, afirmaGuedes.

Na ocasião, Adalberto Pereira, Delegado Federal do MDA, ressaltou o fato do município de Várzea Grande ter hoje sua economia voltada para agricultura familiar, reafirmando ainda a carência do maquinário agrícola do município. ”Esse trator, que é equipado para ser utilizado na extração do pó da carnaúba, além de aproveitar a palha como adubo, vai contribuir para a melhoria da produção. A idéia é que o agricultor familiar possa adubar sua terra com a palha da carnaúba, ao mesmo tempo em que o trator faz o preparo do solo”, explica.

Estiveram presentes na solenidade, os deputados federais Marcelo Castro e Júlio César, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, a vereadora Rosário Bezerra, além do diretor técnico do Emater, Adalberto nascimento, e da diretora de Educação e extensão do Emater, Laura Emília de Carvalho Meireles, entre outras autoridades.