Município produtor de mel recebe novo escritório do Emater
23/03/2010 - 00:14:39

Escritório do Emater em Bela Vista do Piauí

Por Astrid Lages

Durante visita a vários municípios na região de Simplício Mendes e Oeiras, o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - Emater, engenheiro agrônomo Francisco Guedes, acompanhando o governador Wellington Dias, inaugurou mais um escritório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – Emater no município de Bela Vista do Piauí, localizado a 433 km de Teresina.

Orçado em R$51.221,04 reais, o novo escritório está equipado com mobiliário, computador, veículo e, ainda, com um Técnico destinado a atender a demanda da região, o escritório do município - que já se encontrava funcionando - foi muito bem recebido pela população do município que se destaca na criação de ovinocaprinocultura e produção de mel.

Produtividade e produção vão aumentar

Emater- Bela Vista

“A inauguração desse escritório é um marco histórico para esse município”, comenta o diretor geral do Emater, engenheiro agrônomo Francisco Guedes. Ele informou que o município é o do Estado que possui maior produtividade de mel por colméia. “Enquanto nos outros municípios a média é de 30 kg por colméia, em Bela Vista essa média sobre para 100 kg com florada escalonada em pólen e néctar”, explica.

“Com a inauguração do Emater em Bela vista completa a logística para que os agricultores familiares possam ser melhores bem atendidos e, conseqüentemente, possam contribuir para melhorar a produtividade e a produção dos arranjos produtivos do município”, afirma o diretor técnico do Instituto, Adalberto Filho.

De acordo com Francisco Guedes, a implantação do escritório no município é muito importante para a sustentabilidade do Programa da Agricultura Familiar e fundamental, ainda, para a assistência técnica.

Emater 100 % Piauí

Essa e outras obras, que foram realizadas com recursos Governo do Estado, que tem investido cerca de r$ 1 milhão de reais - aplicados através do Emater e prefeituras municipais - faz parte da meta de reestruturação dos últimos dos 39 escritórios do instituto, consolidando, portanto, a presença do Emater – Pi em 100 % dos municípios piauienses. “Temos um compromisso de proporcionar a todo agricultor e agricultora familiar o acesso ao serviço público de ater em todo o Piauí”, reforça.

Dentre outros, os objetivos do trabalho nesses escritórios, estão o  apoio e fortalecimento das ações de ATER (Assistência técnica e extensão rural) para os agricultores familiares, no processo de desenvolvimento sustentável com as temáticas das políticas públicas para agricultura familiar, assim como, a contribuição com a sustentabilidade das unidades de produção dos agricultores familiares e dar continuidade ao processo de modernização e reestruturação dos Escritórios do EMATER.

Cada escritório - reformado e instalado - está equipado com motocicleta, computador, e mobiliários e, com isso, o Governo do Estado cumpre o compromisso de proporcionar a todo agricultor e agricultora familiar o acesso ao serviço público de ATER em todo o Piauí.