Famílias do Assentamento Flamengo, localizado no município de Jaicós, a 350km de Teresina, vão ser beneficiadas com projetos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/PI. Os projetos foram anunciados durante a visita do Diretor Técnico do Instituto, Adalberto Nascimento, no último dia 25.
O assentamento é composto por 40 famílias de agricultores, que solicitaram junto ao Emater uma reunião, com o objetivo de expor as demandas da comunidade. Entre as principais reivindicações estão uma rede de energia elétrica; uma adutora, que facilitaria o fornecimento de água para a plantação; uma horta comunitária; além da elaboração de projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, que possam beneficiar os agricultores da região.
Segundo Adalberto Nascimento, o Emater assumiu o compromisso de elaborar o projeto da adutora junto ao Programa de Combate à Pobreza Rural – PCPR, para levar água ao assentamento, além de projetos do Pronaf para cada família. "A comunidade ficou muito esperançosa com a nossa presença e estamos atrás de alguns projetos que já estão sendo elaborados", afirma o diretor.
Durante a viagem, o Diretor Técnico deu continuidade ao processo de reestruturação do Emater, através da entrega de um veículo ao escritório territorial do Instituto no município de Picos. Além de Picos, o território é composto pelos municípios de Geminiano, Sussuapara e Santana do Piauí e conta com a presença de 16 servidores do Emater, entre agrônomos, técnicos agrícolas e administrativos.
"Com um veículo à disposição dos funcionários, a prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares será mais eficiente, permitindo uma maior proximidade do nosso técnico com o agricultor", explica Adalberto Nascimento.