Guedes inaugura Centro Regional de Treinamento do Emater em Uruçuí
30/03/2010 - 00:09:49

Guedes inaugura escritório em Uruçuí
Em solenidade bastante prestigiada, com a presença do prefeito municipal, secretários, vereadores e lideranças, o diretor geral do Emater, Francisco Guedes, deu por inaugurado, na manhã desta segunda-feira (29), o novo Centro Regional do Emater em Uruçuí, localizado a 459 km ao sul de Teresina, na região dos Cerrados piauiense.

A obra, que faz parte do processo de reestruturação do Instituto, foi construída com recursos do Governo  Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Caixa Econômica Federal, em parceria com o Governo do Estado.

Ações conjuntas

Juntamente com outras ações -  aquisição de 12 motocicletas para os sindicatos de Trabalhadores Rurais da região, 11 computadores e impressoras, construção de três açudes em sistema de barraginhas e de um Centro Ambiental de Pesquisas do Cerrado - o projeto foi orçado em R$ 447 mil reais e consolida a meta do Emater de estar presente em todos os municípios do Piauí prestando assistência técnica e extensão rural com qualidade.

De acordo com Claudison Chaves Mota, coordenador regional de Uruçuí, a inauguração do escritório é de grande importância. ”Nós recebíamos muitas reclamações dos agricultores devido à falta de uma unidade fixa, um local específico para trabalharmos. Agora com o prédio fixo, nós podemos trabalhar melhor”, explica Claudison, entusiasmado com o novo local de trabalho e execução das atividades de assistência técnica, prestados pelo Emater na região.

A regional de Uruçuí atende os municípios de Porto Alegre do Piauí, Antônio Almeida, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande, Uruçuí e Sebastião Leal, todos com escritórios montados para atender os agricultores familiares e produtores dessas localidades, com atividades de extensão rural desenvolvidas para o aumento da produção e estimulo ao empreendedorismo.

Salto de qualidade

Cada escritório - reformado e instalado - está equipado com motocicleta, computador, e mobiliários e, com isso, o Governo do Estado cumpre o compromisso de proporcionar a todo agricultor e agricultora familiar o acesso ao serviço público de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) em todo o Piauí.
Para Guedes, esse novo centro é um sonho realizado. “Estamos dando um salto de qualidade hoje e dando a oportunidade aos agricultores e agricultoras familiares desta região de ter acesso a ATER com qualidade” diz.

Dentre outros, são objetivos do trabalho nesses escritórios dar apoio e fortalecimento às ações de ATER para os agricultores familiares, no processo de desenvolvimento sustentável com as temáticas das políticas públicas para agricultura familiar, assim como a contribuição com a sustentabilidade das unidades de produção dos agricultores familiares e dar continuidade ao processo de modernização e reestruturação dos escritórios do EMATER.