Feira da Agricultura Familiar divulga trabalho de mulheres rurais
30/03/2010 - 00:11:20

Whenna Duarte Martins

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, promoveu hoje pela manhã a Feira da agricultura Familiar, no pátio do próprio Instituto. O evento contou com a exposição e venda de produtos confeccionados e produzidos por agricultores familiares de comunidades rurais, como: hortaliças, artesanato em palha, frutas, plantas medicinais, entre outros.

O evento foi organizado pela regional do Emater de Teresina, em parceria com a rede temática de Ater para Mulheres Rurais e a rede temática de comercialização, que através de uma equipe de extensionistas e articuladores das redes temáticas e regional, organizaram as comunidades presentes na ocasião.

Participaram da Feira da Agricultura Familiar, dez comunidades: Soturno, Caic, Recanto de Santo Antônio, Angelim, Resistência Camponesa, Santana Nossa Esperança, Fazenda Soares e Serra do Gavião, Horta do Dique e Curralinhos.

De acordo com Ulisses Filho, coordenador da regional de Teresina do EMATER e também do Centro de Apoio á Agricultura Urbana e Periurbana, “a feira tem valor muito significativo.” A idéia aqui é abrir espaço para a agricultura familiar e urbana, para que os produtores consigam vender diretamente ao consumidor, diminuindo a ação dos atravessadores, esse é o primeiro ponto. O segundo é ofertar produtos de boa qualidade (sem agrotóxicos) e divulgar o que está sendo produzido na agricultura familiar e urbana, principalmente que saibam o que está sendo produzido em Teresina”, explica.

“É muito bom porque não precisamos nos deslocar para comprar”, é o que declara Fátima Menezes, servidora do Emater, a respeito da Feira da Agricultura Familiar.

Sobre a importância da Feira para a produção e venda dos produtos, Assunção de Maria Silva, trabalhadora rural da comunidade Santana Nossa Esperança explica, “Nós estávamos muito despercebidas lá no interior, e quando a gente vem pra cá, a venda é melhor. Antes eu já produzia artesanato, mas melhorou com a assistência do Emater”