Agroecologia é tema de capacitação do Emater
05/04/2010 - 00:12:31

Teve início na manhã desta segunda-feira (05) e acontece até o próximo dia 16 deste mês, o Curso de Agroecologia promovido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI.

Com a duração de 80h/aula, a capacitação beneficia 26 técnicos do Emater tanto de Teresina, quanto de outros municípios, entre eles: Guaribas, Picos, Valença e outros, além de quatro técnicos de outros estados que estão incluídos no Projeto Cultivando Saberes, no qual a capacitação faz parte.

O objetivo principal é trazer uma capacitação mais aprofundada e traçar uma conceituação teórica seguida da prática a respeito da agroecologia. “No final do curso, nós pretendemos fazer com que esses extensionistas que estão aqui, sejam os representantes da Rede Temática de Agroecologia em cada um dos regionais do Emater. A intenção é que cada um dos regionais tenha um técnico que vai fomentar e aplicar as técnicas em agroecologia”, explica Adalberto Nascimento, diretor geral do Emater.

O curso está sendo ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Flávio Duarte Nogueira, que já atuou no Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, e que atualmente aplica todas as técnicas sobre agroecologia em um sítio particular.

Segundo Flávio Duarte, o foco principal da capacitação é colocar a agroecologia como um instrumental de fortalecimento do trabalho dos extensionistas do Emater em todo o Estado do Piauí. “Eles agora têm a responsabilidade de alimentar essa discussão sobre agroecologia, que é muito importante para o desenvolvimento do meio rural, da agricultura e do estado piauiense, que carece de uma produção agroecológica mais impactante”, explica.

Na primeira semana, o curso conta com uma programação basicamente teórica, que estará dialogando com a prática. Na segunda semana, serão aplicadas técnicas de construção de sistemas de produção agrícola e sistemas de criação animal baseado na agroecologia.

Para Geyson Moura, engenheiro agrônomo da regional de Campo Maior, a importância do Curso de Agroecologia está no fato de o Emater está num momento de crescimento e desenvolvimento e, segundo ele, a preparação dos técnicos é fundamental. ”Em Campo Maior, município que trabalho, nós atuamos com agroecologia, e vamos poder aprimorar e mostrar mais resultados para a sociedade” finaliza Geyson.

Entenda o que é Agroecologia:

A agroecologia é uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.

As práticas agroecológicas podem ser vistas como práticas de resistência da agricultura familiar, ao processo de exclusão do meio rural e homogeneização das paisagens de cultivo. As práticas agroecológicas se baseiam na pequena propriedade, na mão de obra familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais e em redes regionais de produção e distribuição de alimentos.

por Whenna Duarte Martins

Com dados de wikipedia.org/portal da agroecologia