Merenda escolar: Escolas de Floriano divulgam chamada pública para aquisição de produtos
06/04/2010 - 00:13:14

Horta Agricultura familiar floriano

Em reunião realizada nesta quinta feira 18/03 na sede da 10ª GRE com a participação de Gestores das Escolas da Rede Estadual de Educação em Floriano, Agricultores Familiares, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e técnicos do EMATER, foi lançada a primeira Chamada Pública de Aquisição de produtos da Agricultura Familiar para merenda escolar. O objetivo é atender parte da demanda  de  12 Escolas da Rrede Estadual  de educação sediadas em Floriano.

A Lei nº 11.947 de 16/06/ de 2009 determina que do total dos recursos repassados  pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Nesse sentido a Chamada Pública divulgada estabelece o prazo de 18/03 a 06/04/2010 para que os agricultores familiares se habilitem junto a 10ª gerência Regional de Educação e apresentem os Projetos de Venda.

Nas primeiras aquisições serão priorizadas frutas e hortaliças, produtos mapeados pelo EMATER, STTR e informados a nutricionista responsável pela coordenação da equipe. Para Francisco de Assis Santos, Coordenador Regional do EMATER na Região de Floriano esta é mais uma alternativa de  fomento ao empreendedorismo na Agricultura Familiar, e cabe aos extencionistas assessorar os agricultores e suas organizações no planejamento da produção e aproveitamento de mais esta oportunidade de comercialização a exemplo do que já vem sendo feito através do Programa Compra Direta Local.

Fonte.: Regional de Floriano