INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Lei da Merenda Escolar: Teresina terá seu 1º contrato assinado através do Emater
23/04/2010 - 00:11:59  
  
Twitter 
Google+ 

Através da Lei Federal de nº. 11.947, que discorre sobre a obrigatoriedade de que no mínimo 30% da merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, elaborou três projetos de planos de venda dos produtos agrícolas para o município de Teresina.
 
Aprovados neste mês de abril, os projetos beneficiarão produtores de assentamentos como a Fazenda Soares, na zona leste da capital, além de hortas comunitárias em outras localidades. E ainda atenderá um total inicial de 35 escolas.
 
Parceria que todos ganham

Na próxima segunda-feira (26), será feita a assinatura do primeiro contrato com agricultores que passarão a fornecer produtos para escolas selecionadas pelos Projetos. No município de Teresina, existem 4ª, 19ª, 20ª e 21ª Gerencia Regional de Educação-GRE, onde conforme a Lei Federal foram elaborados projetos para 19ª, 20ª e 21ª.
 
De acordo com Francisco Facó, engenheiro agrônomo do escritório regional Emater/Teresina, para os alunos, isso é muito importante porque aumenta o consumo de frutas e hortaliças. E para os produtores, é um mercado certo para sua produção. “Finalmente, para o Emater também é importante porque o técnico vai elaborar planejamento de produção com os agricultores, utilizando técnicas para atender ao Programa” explica.   
 
Pela chamada pública, o agricultor tem acesso à quantidade de produtos agrícolas que será necessária para atender a demanda de cada escola, cuja meta de fornecimento é semanal.“Foi feito ainda um planejamento para escolher as escolas que seriam beneficiadas com o Programa, sendo usado como critério de seleção a maior necessidade de alimento”, declara Facó.
 
Estímulo ao Empreendedorismo

Para o engenheiro agrônomo, o Programa estimula o empreendedorismo,  além de promover inclusão social, circulação de mais recursos do município, principalmente para os municípios de pequeno porte, acrescentando que, “se houver produção acima do exigido e boa qualidade desses produtos, o produtor poderá aumentar a quantidade de alimentos fornecidos às escolas”.
                                                                                
Nesse tipo de produção é importante que o agricultor passe do convencional para o agroecológico, porque com isso ele terá prioridade sobre qualquer outro produto. O Programa ainda tem outra vantagem, que é priorizar os produtos locais. O produtor de cada município terá vantagem em sua localidade sobre os de fora.     

por Whenna Duarte

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64