INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Assinatura de contrato efetiva Lei Federal em benefício de agricultores familiares no Piauí
26/04/2010 - 00:14:58  
  
Twitter 
Google+ 
Diretor geral do Emater assina contrato com agricultores


                                                                                        
por Whenna Duarte
 
Aconteceu na manhã desta segunda- feira (26) ,na 20ª Gerência Regional de Educação-GRE, a assinatura do primeiro contrato com agricultores familiares da Fazenda Soares, localizada na zona leste da Teresina. O contrato faz parte da efetivação da Lei Federal de n°. 11.947, que dispõe sobre a obrigatoriedade de que no mínimo 30% da merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar.
 
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí-Emater/PI, através da Lei, elaborou três projetos de planos de venda dos produtos agrícolas para o município de Teresina. Com a aprovação desses projetos no início deste mês de abril, a assinatura do contrato representa o começo da distribuição dos produtos agrícolas às escolas selecionadas.
 
 Na ocasião estiveram presentes, o diretor geral do Emater, Adalberto Nascimento, Ulisses Filho, do escritório regional do Emater/Teresina, o engenheiro agrônomo, Francisco Facó, o representante da Fazenda Soares, Reginaldo Silva, o agricultor familiar, Francisco Sousa Alves e a coordenadora de Gestão e inspeção da 20ª GRE. Além dos representantes das escolas beneficiadas com o projeto: Lurdes Losane Rocha, da escola Governador Dirceu Arcoverde, Verônica Matias, da escola Darcy Araújo e Moacir Ferreira Moreira, da escola Lurdes Rebelo.
                                                                                                                                             
Venda garantida: Um incentivo ao produtor

Segundo o engenheiro agrônomo do Emater, que elaborou os planos de venda dos produtos agrícolas para as escolas, Francisco Facó, a primeira fase está começando com poucas comunidades, onde os agricultores estão mais organizados e, a partir de agosto, a tendência é que aumente a quantidade de escolas e o número de agricultores. “Os agricultores entregarão produtos da agricultura familiar para atender à alimentação escolar, que é mais uma oportunidade de comercialização desses produtos”, explica.
 
Para o Presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Soares, Reginaldo Silva, ”É uma garantia a mais pro escoamento da nossa produção e estimulação do nosso trabalho. Estamos desenvolvendo produtos de boa qualidade, e correspondente à quantidade certa, pra não corrermos o risco de não fornecer. O Emater entra na parte da orientação técnica”, pontua Reginaldo.          
 
Francisco Sousa Alves, do Assentamento Tapuia, afirma que esses planos de venda vão incentivar o aumento da produção e da qualidade, além da garantia de venda. ”Já vamos produzir sabendo pra quem fornecer. Já estamos nos preparando para o contrato de agosto. Estou acompanhando a assinatura do contrato, para ver como é o processo e se enquadrar no fornecimento dos alimentos”.
 
O diretor geral do Emater, Adalberto Nascimento, disse que com essa assinatura, está se iniciando a inserção da agricultura familiar na merenda escolar, com expectativa de que se possa inserir o maior número de agricultores familiares da região metropolitana de Teresina, gerando emprego e renda para eles. “Agora esperamos que as outras regiões do Estado e as prefeituras municipais lancem seus editais, para que os técnicos do Emater se preparem para prestar assistência técnica aos agricultores”, finaliza.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64